Notícias



Seu problema é nosso

Moradora compra canos, mas obra fica só na promessa em Nova Santa Rita

Acordo feito entre a moradora e a prefeitura para canalizar esgoto que passa no meio do terreno espera por licença ambiental para ser cumprido

24/10/2016 - 18h38min

Atualizada em: 24/10/2016 - 18h39min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Canos comprados por Claudia e o marido Fabio custaram cerca de R$ 1,5 mil

A primeira parcela da prestação dos canos comprados pela dona de casa Claudia Oliveira da Silva, 34 anos, já foi paga. Mas a promessa da prefeitura de dar início à canalização de um valo que passa no meio de um terreno ao lado do seu, comprado pela família há um ano e meio, ainda não foi cumprida. A área, na Rua Ametista, 37, Bairro Floresta, em Nova Santa Rita, concentra o esgoto de duas ruas paralelas a essa.

Leia mais:
Dentista realiza sonho de menino de seis anos: ter dentes iguais aos dos coleguinhas
Descubra o segredo para manter a roupa de cama sempre com cheirinho de recém-lavada

Cláudia mora há 13 anos no bairro e, desde que adquiriu o terreno, tenta chegar a um acordo com a prefeitura para resolver o problema. Além do mau cheiro, que impede a dona de casa de abrir as janelas, ainda há o incômodo do lixo que fora despejado por outros vizinhos dentro do valo. Hoje, isso não mais acontece, pois o terreno está cercado.

Valo que passa no meio do terreno de Claudia concentra o esgoto de duas ruas

Segundo ela, antes das eleições, a Secretaria de Obras explicou que a prefeitura não teria condições para fornecer o encanamento. Em contrapartida, prometeu realizar a empreitada caso a moradora comprasse o material.

O acordo foi feito. Claudia e o marido, o mestre de obras Fabio Antônio Laquimann, 34 anos, compraram os canos por R$ 1.573. O que eles não esperavam é que o material acabaria empilhado na rua por tempo indeterminado.

– Comprei os canos achando que a situação iria se resolver, mas já faz mais de um mês e ninguém veio colocar. Eles (prefeitura) alegam que não têm equipe disponível. Me impedem de fechar o valo, e também não tenho condições de pagar as máquinas e homens para trabalhar – queixa-se Cláudia.

Leia mais:
No meio do caminho, tinha uma estrada... Cheia de buracos e sem sinalização
Em Canoas, moradores querem saber: onde está o banco da parada de ônibus?

Ela diz que a prefeitura chegou a informar à família que não poderia realizar nenhuma intervenção no local por se tratar de área irregular. Porém, a moradora garante que paga IPTU e que possui contrato de compra e venda dos dois terrenos.

Início das obras depende de licença

A Secretaria de Obras de Nova Santa Rita informou, por meio de sua assessoria, que o “início dos trabalhos depende apenas de uma licença ambiental, expedida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que já está tramitando”. A licença diz respeito à mudança do traçado no dreno principal do esgoto.

A expectativa do secretário de Obras, Revilino Fornazzeri, é de estar com o papel em mãos até o final desta semana. Questionada sobre o acordo entre moradora e prefeitura para a realização da obra, a Secretaria de Obras confirmou que existe um “auxílio para a canalização”, por meio do qual o proprietário fica responsável pelos canos, e a prefeitura por mão de obra, máquinas, equipamentos e o restante do material.

Leia outras notícias de Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias