Notícias



Fruta amada

"Vale a pena investir na banana", diz nutricionista que recomenda cortar outros produtos e frutas

Vanessa Karasek, do Sesc/RS, defende que é melhor fazer uma economia em outros produtos para garantir a banana

15/10/2016 - 08h03min

Atualizada em: 15/10/2016 - 08h04min


Como mostrou a matéria da repórter Jeniffer Gularte na quinta-feira passada, a frase "a preço de banana" caiu em desuso. A culpa pode ser dividida entre a geada e a seca do inverno, que prejudicaram a produção da fruta.

Com menos oferta, o preço foi às alturas. Em Porto Alegre, saltou de R$ 3,43, em junho, para R$ 4,85 em setembro, conforme levantamento de preços da Associação Gaúcha de Supermercado (Agas).

Leia mais
Saiba guardar bem os alimentos na cozinha e aumentar a durabilidade
Pelos de roedor, insetos e fungos: veja o que é permitido em alimentos que você consome
Guia para entender as informações dos rótulos de alimentos

Nutricionista do Sesc/RS, Vanessa Karasek defende que é melhor fazer uma economia em outros produtos para garantir a banana do que abandonar a fruta ou trocá-la por outra. Veja por que ela defende o consumo da banana, a fruta mais amada do país.

Diário Gaúcho: O que a banana traz de tão bom para a saúde?
Vanessa Karasek: O principal nutriente da banana é o potássio, com 422mg, que ajuda a baixar a pressão arterial e previne cãimbras, e o triptofano, substância que traz muitos benefícios porque produz serotonina, responsável pela produção de bem-estar e bom humor. Também é fonte de cálcio e das vitaminas A e C, prevenindo gripes e resfriados. E a banana tem só 90 calorias.

Por que, apesar do preço alto, ela não pode ser retirada do cardápio?
Além de todos eses benefícios, também produz serotonina, ajuda a combater a depressão e ainda auxilia na digestão por causa da substância inulina. É importante para todas as idades. Inclusive, é uma das cinco primeiras frutas que a criança pode comer.

Certo, mas algum outro alimento tem tantos benefícios e pode ser usado enquanto o preço está nas alturas?
Não com todos estes nutrientes. Mas batata, moranga, melão, mamão e abacate também têm potássio. Ainda acho melhor fazer o investimento na banana.

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias