Notícias



Seu problema é nosso

Trecho de avenida afunda em Viamão e representa perigo para quem passa pelo local

Obra de reconstrução deve demorar 30 dias para ser finalizada

29/11/2016 - 08h45min

Atualizada em: 29/11/2016 - 08h47min


O desnível no asfalto provocado por um buraco que insiste em abrir na Avenida Paraíso, Vila Augusta, Viamão, provoca medo em pedestres, motoristas e motociclistas. Há cerca de um mês, a pavimentação da via que liga a cidade a Porto Alegre afundou no trecho pertencente a Viamão. Mesmo depois de uma intervenção da prefeitura, o problema ainda causa transtornos para quem precisa sair do município.

Morador do bairro há dez anos, Wilson Juliano Muniz dos Santos, 25 anos, conta que já é a quarta vez que o pavimento cede no mesmo local – a penúltima foi no ano passado.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Ele acredita que a causa do problema seja um córrego que passa por baixo de uma ponte localizada próximo ao número 190 da via, somado ao fluxo de caminhões de grande porte no local.

Segundo Wilson, no dia em que o asfalto começou a ceder, no episódio mais recente, desmoronou totalmente em menos de 24 horas. Após uma semana de espera, a prefeitura escavou um grande buraco que interditou o trânsito durante 15 dias.

Na semana passada, parte do buraco foi tapada, permitindo que ônibus voltassem a circular no trecho – embora haja pouca segurança em passar com as rodas por cima da fenda aberta na via:

– A maioria dos carros não consegue passar, pois os pneus não têm tamanho, a carroceria encosta no chão. O morador diz que os motoristas fazem um desvio de cerca de 2km por dentro do bairro para conseguir chegar até a Estrada Caminho do Meio e acessar a saída de Viamão.

Leia mais
Falta de pavimentação e manutenção periódica em rua de Viamão é motivo de queixa entre os moradores
Asfalto está cedendo e buraco representa perigo para pedestres e motoristas em rua de Alvorada

Promessa de solução

Segundo o engenheiro Nilton Magalhães, a prefeitura de Viamão começou uma obra para solucionar, definitivamente, o problema de infiltração que ocasiona o afundamento do asfalto. Esse serviço incluiu a remoção total do pavimento e do solo e a construção de um muro de contenção na ponte – o que interditou o acesso ao local por cerca de 15 dias. No entanto, o trânsito já foi liberado.

Em relação ao desnível da via, a prefeitura informou que os motoristas não devem se preocupar, pois o buraco já foi preenchido com terra.

Para que possa receber a base e o recapeamento asfáltico, o solo precisa ser compactado – processo que é realizado por meio do peso dos carros sobre a via e que deve demorar em torno de 30 dias para ser finalizado.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias