Notícias



Tutorial

Vai trocar de computador? Saiba qual a função das principais peças

Placa-mãe, processador, HD ou SSD, memória RAM e placa de vídeo: você sabe qual a utilidade de cada uma?

14/11/2016 - 11h21min

Atualizada em: 14/11/2016 - 22h13min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

No dia 25 de novembro ocorre o Black Friday Brasil, uma data em que as lojas prometem descontos em diversos produtos aos consumidores. Dentre os mais procurados estão os computadores – sejam desktops ou notebooks. Mas para saber se está fazendo um bom negócio ou se está, de fato, dando um upgrade na sua máquina, é importante conhecer cada peça do seu pc.

A melhor composição de hardwares (partes concretas, que você pode tocar) para a sua máquina vai depender da maneira como você usa o computador. É daqueles que passa a maior parte do tempo assistindo filmes e séries? Faz muitos downloads de arquivos pesados? É um fissurado em jogos? Ou será que só usa para fazer trabalhos e acessar as redes sociais? Tudo isso influencia no que vai precisar.

Leia mais
6 mitos sobre as baterias de celulares
5 formas de conectar sua televisão à internet
6 antivírus gratuitos para proteger seu computador

Entenda para que servem os principais componentes da sua máquina:

Placa-mãe

Como o próprio nome diz, é a principal peça do computador. Isso porque ela interliga diversos hardwares importantes do pc, como processador e memória RAM. Sua influência no desempenho da máquina está associada à boa comunicação entre esses componentes.

Processador

É responsável por realizar os comandos dados por você e pela velocidade que essas tarefas serão executadas. Sendo assim, se precisa de um pc mais rápido, é bom dar um upgrade na versão do seu processador. Mas fique atento aos preços: essa peça costuma pesar bastante no valor da máquina.

HD ou SSD

São os responsáveis pelo armazenamento dos softwares no seu computador. Quanto maior o número de bits que eles tiverem, mais arquivos você poderá salvar dentro deles. Mas fique atento à diferença entre HD e SSD: o HD, que em português pode ser chamado de disco rígido, é o mais comum. Ele é mais barato, porém, mais lento. O SSD, por ser uma tecnologia nova no mercado, chega a ser três vezes mais veloz, entretanto, tem preço mais elevado e ainda não dispõe de espaço tão grande para armazenamento como os HDs.

Memória RAM

Muitas pessoas pensam que, por carregar o nome "memória", é a peça responsável pelo armazenamento dos arquivos que salvamos no computador. Mas não é bem assim. A Memória RAM faz outro tipo de armazenamento, específico para quando o computador é desligado. Ela guarda os dados e instruções que o processador precisa para executar suas tarefas. É importante ressaltar que a Memória RAM influencia no desempenho da sua máquina, contudo, depende de outros hardwares para impactar na velocidade do computador.

Placa de vídeo

Existem vários tipos de placas de vídeo, destinadas aos diferentes usuários de computadores. Ainda assim, elas servem, basicamente, para a mesma coisa: definir a qualidade e a velocidade da reprodução de imagens. Apesar de as máquinas mais modernas virem equipadas com uma placa de vídeo simples, que serve para as funções mais básicas, se você trabalha com imagem ou curte usar o pc para rodar games, é essencial investir em uma boa placa de vídeo.

Leia outras colunas Tutorial



MAIS SOBRE

Últimas Notícias