Notícias



Seu Problema é Nosso

Após quase um ano sem reclamações escadaria em Porto Alegre está sem capina há um mês

DMLU garantiu que o serviço será feito ainda em dezembro

21/12/2016 - 08h33min

Atualizada em: 22/12/2016 - 16h25min


Um ano se passou, e a história se repete. Em 16 de dezembro de 2015, o Diário Gaúcho mostrou a situação da escadaria da Rua Santa Maria, no Bairro Partenon, em Porto Alegre – que não recebia serviço de capina há seis meses. Agora, a escadaria está novamente com o mato alto, sem corte de grama há um mês.

Moradora da região desde que nasceu, a secretária Luana da Costa Freitas, 32 anos, abriu um pedido para o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), por meio do Fala Porto Alegre 156, no dia 3. O protocolo venceu no dia 10 e, até ontem, a solicitação não havia sido atendida.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

– Pelo menos uma vez por ano a gente tem que fazer uma matéria, né? – diz Luana, chateada com a recorrência do problema.

A situação traz outros problemas, de acordo com Luana. Existem focos de água parada ao longo da escadaria, o que contribui para a proliferação de mosquitos.

– A gente caminha no meio dos mosquitos e, neste calor, é ainda pior – queixa-se ela.

Ambiente sujo

Outra reclamação é o acúmulo de lixo no local. Apesar de receber o caminhão da coleta três vezes por semana, a falta de capina no entorno da escadaria torna o ambiente alvo de sujeira. Segundo Luana, para amenizar a situação, a própria comunidade tem juntado os lixos:

– O fluxo de pessoas que usa o caminho é muito grande. Tem parada de ônibus em cima e embaixo, não podemos conviver com essas dores de cabeça.

Luana se surpreendeu ao perceber que a escadaria não estava sendo capinada regularmente. Durante o ano de 2016, diferentemente do anterior, a via recebeu manutenção periódica, e os moradores não tiveram reclamações para o DMLU.

– Estava indo tudo bem, o mato começava a subir, eu abria o chamado no 156 e, em no máximo dois dias, uma equipe era enviada para fazer o serviço. Até que, há um mês, tudo mudou. Foi uma frustração. Passar o Natal no meio do mato não dá, né? – questiona Luana.

Leia mais
Loteamento comercializado há 16 anos na Zona Sul de Porto Alegre não tem infraestrutura
Menina de quatro anos escreve carta pedindo ajuda para cirurgia da mãe que custa R$ 18.500
Falta de infraestrutura no terminal de ônibus da Restinga Nova gera transtornos para usuários e moradores

Capina será feita ainda neste mês

O DMLU informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a limpeza da escadaria do Beco A, da Rua Santa Maria, está programada para ser feita ainda em dezembro. Esclarece, ainda, que o serviço de capina é feito a cada 45 ou 60 dias.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias