Aposentada de Canoas aguarda há um ano por consulta médica com endocrinologista - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu Problema é Nosso26/12/2016 | 08h32Atualizada em 26/12/2016 | 08h32

Aposentada de Canoas aguarda há um ano por consulta médica com endocrinologista

Lucia tem diabetes e precisa fazer exames de rotina para reavaliar a doença

Aposentada de Canoas aguarda há um ano por consulta médica com endocrinologista Leitor DG/Arquivo Pessoal
Foto: Leitor DG / Arquivo Pessoal

Conviver com o diabetes se tornou mais difícil para a aposentada Lucia Jaskulska Luz, 65 anos. Há um ano, a moradora de Canoas não consegue consultar com o endocrinologista para realizar exames de rotina e reavaliar o estágio da doença. Como forma de controlar seu nível de glicose, Lucia tem contado apenas com o bom senso para aplicar as doses de insulina.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

— Eu me baseio pelo nível de glicose. Se está muito alto, aplico as duas insulinas, além da que tomo diariamente. Mas eu imagino que não esteja aplicando as doses certas — admite Lucia, que reclama:

— Preciso de acompanhamento médico, não posso só ficar renovando receita com o clínico geral sem que o médico especialista me veja.

Devido ao descompasso de sua glicemia, a aposentada faz uso de insulina e por isso, a cada seis meses, precisa ir ao endocrinologista para realizar exames e pegar receita para retirar as doses pelo Sus. No entanto, ela conta que, há um ano, não consegue consultar no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde iniciou o tratamento em 2010, quando descobriu a doença. De acordo com ela, o hospital informou que estava faltando um dado necessário para ela ter acesso ao especialista pelo Sus, mas não explicou como ela deveria proceder para solucionar o problema.

Particular

Lucia conta que fez encaminhamento no posto de saúde Fátima, mas também não obteve sucesso.

— Já fui até na ouvidoria da Secretaria da Saúde. Me deram a certeza de que iriam me chamar em setembro, mas já se passaram três meses, e nada — queixa-se.

Para não ficar sem a medicação, ela já pagou três consultas particulares e exames, um deles no valor de R$ 220. Entretanto, diz que não tem condições de pagar mais uma visita a um especialista.

A aposentada relata que, com frequência, tem passado mal de madrugada devido a picos de hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue). No último episódio, em outubro, foi levada desacordada pelo marido e pelo filho à Unidade de Pronto Atendimento (Upa).

Leia mais
Loteamento comercializado há 16 anos na Zona Sul de Porto Alegre não tem infraestrutura
Menina de quatro anos escreve carta pedindo ajuda para cirurgia da mãe que custa R$ 18.500
Ruas de mesmo nome em bairros diferentes de Alvorada prejudicam moradores nos serviços públicos

Caso está sendo avaliado pela prefeitura

Ao ser questionado pelo Diário Gaúcho, o Hospital Santa Casa de Misericórdia esclareceu que Lucia aguarda pelo Código de Marcação de Consultas e Exames (CMCE) – uma exigência para que ela tenha acesso à assistência de saúde via Sus. No entanto, a atribuição pelo CMCE é dos Gestores Públicos de Saúde, no caso, de Canoas.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade informou que está mantendo contato com Lucia para entender a situação, visto que ela estava recebendo tratamento pela Santa Casa e, depois, acabou fazendo uma consulta particular. Segundo a secretaria, a paciente será encaminhada para diagnóstico e tratamento conforme o nível de gravidade de seu estado de saúde e deverá ser atendida por especialista em Canoas.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúcho👉 👉 👉 Confira a charge de Gabriel Renner publicada na edição desta segunda-feira no #DiarioGaucho https://t.co/qZrAVjDMq0há 6 minutosRetweet
  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário GaúchoGoverno regulamenta revisão em benefícios por incapacidade do INSS https://t.co/icp8pySpiO https://t.co/ww622rKXEGhá 34 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros