Notícias



Seu problema é nosso

Ruas de mesmo nome em bairros diferentes de Alvorada prejudicam moradores nos serviços públicos

De acordo com a prefeitura, a Rua Pedro Osório pertence ao Piratini

15/12/2016 - 08h30min

Atualizada em: 15/12/2016 - 08h41min


No mapa de Alvorada, a Rua Pedro Osório aparece em dois bairros diferentes e distantes cerca de 3km um do outro: Jardim Aparecida e Piratini. Por causa da duplicidade do nome, os moradores do Jardim Aparecida têm dificuldades para pedir o patrolamento da via para a prefeitura e até consultar no posto de saúde mais próximo.

Moradora da Rua Pedro Osório que fica no Jardim Aparecida, Camila Santos de Souza, 31 anos, está indignada com a falta de manutenção da via que já dura dois anos. Ela relata que o local costumava receber patrolamento com frequência e estranhou quando, há um ano, o serviço passou a demorar.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Ao pedir uma explicação na prefeitura, descobriu que estava havendo uma confusão.

– O atendente disse para o meu cunhado que eles não poderiam patrolar uma rua que tem asfalto. No mesmo momento ele respondeu "não moço, isso não é verdade, eu moro lá e essa rua nunca teve asfalto" – conta.

Atolada

De acordo com ela, há cerca de dez anos, várias ruas do bairro receberam pavimentação, mas as melhorias nunca chegaram a sua rua. Ela reclama que tem sido bem difícil transitar no local tanto a pé quanto de carro por conta dos buracos formados ao longo de toda a via, principalmente próximo dos números 72 e 76.

Na semana passada, ela chegou a acordar de madrugada com um estrondo de uma van que ficou atolada por causa do barro que se formou após várias horas de chuva. Para evitar mais acidentes, os moradores chegaram a tapar os buracos com cascalho.

Dificuldade para consultar

A auxiliar de cozinha Roselaine Martins, 50 anos, moradora do Jardim Aparecida há 20, está há três anos tentando se cadastrar no posto de saúde URS-III para levar a mãe de criação, Ana Cláudia Qiller Manjouran, 60 anos, para consultar. Quando solicita atendimento na unidade, a 800m de casa, recebe a resposta de que o endereço dela pertence ao Bairro Piratini e deve ir à UBS Piratini.

– Se ela estiver morrendo, vão deixar morrer, porque mandam pra lá e pra cá – queixa-se Roselaine, criticando o fato dos dois bairros serem muito distantes:

– A pé não tem como, são quase duas horas caminhando. E se eu não tenho dinheiro pra ir de ônibus? Roselaine diz que as contas chegam normalmente pelo correio no endereço onde consta como Jardim Aparecida.

Leia mais
Falta de infraestrutura no terminal de ônibus da Restinga Nova gera transtornos para usuários e moradores
Por falta de perícia, homem aguarda há 70 dias para retirar carro de depósito em Alvorada
Trecho de avenida afunda em Viamão e representa perigo para quem passa pelo local

Rua fica no Piratini

A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) de Alvorada afirmou que a Rua Pedro Osório fica no Bairro Piratini, e que a rua localizada no Jardim Aparecida não foi nomeada por meio de lei, pois é área irregular. A prefeitura sugere que a comunidade acione a Câmara de Vereadores para pedir alteração do nome.

A Smov esclarece que a duplicidade do nome não impede o atendimento de serviços em ambos os locais e orienta os moradores a informarem o nome da rua e do bairro (Jardim Aparecida ou Piratini) no momento da solicitação de serviços que serão atendidos dentro das possibilidades da secretaria, que atua com uma máquina. A prefeitura não respondeu quanto ao problema de cadastro dos moradores no posto.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias