Cão é socorrido por PMs após desmaiar com calor em Joinville - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Santa Catarina28/12/2016 | 13h22Atualizada em 28/12/2016 | 14h39

Cão é socorrido por PMs após desmaiar com calor em Joinville

Gesto de bondade de um policial militar tomou conta das redes sociais na tarde desta terça-feira

Cão é socorrido por PMs após desmaiar com calor em Joinville Reprodução / Facebook/Facebook
Cabo Luiz Antônio Domingos recebeu o carinho do cão após o banho de mangueira Foto: Reprodução / Facebook / Facebook
Ana Karina Giacomelli
Ana Karina Giacomelli

ana.karina@diariogaucho.com.br

Um cachorro foi socorrido por policiais na tarde desta terça-feira, dia 27, após desmaiar próximo à base da Polícia Militar de Joinville. De acordo com o cabo Luiz Antônio Domingos, o animalzinho, que aparenta ser de rua, apareceu no local pela manhã bastante faminto e cansado.

— Estava tomando café da manhã quando ele chegou e começou a comer um pedaço de sabão que tinha no chão. Na mesma hora, peguei um pedaço do pão que eu estava comendo e dei para ele. O cachorro comeu e saiu dali — conta.

Cachorro não conseguia mais levantar Foto: Reprodução / Facebook

À tarde, durante o trabalho, um colega de Luiz encontrou o cão desacordado em uma poça de água formada na saída de um ar-condicionado. Para reanimar o animal, os militares deram um banho de mangueira. Na tarde de terça, os termômetros da cidade marcaram 39,2°, mas a sensação térmica era de 48°C, de acordo com a Central de Meteorologia da RBS.

— Quando eu vi o cachorro ali no chão, desmaiado, corri para jogar água nele. O animal estava bastante debilitado e o calor deve ter contribuído para ele passar mal. Depois do banho, comprei uma ração e dei para ele comer.

Leia mais
Amigos fazem vaquinha para ajudar cão baleado quando dono foi assassinado
Vídeo mostra homem atirando cachorro por cima de portão de ONG que cuida de animais

Mas Luiz, que trabalha há 18 anos na polícia, não imaginava que a sua atitude fosse repercutir tanto nas redes sociais. O sargento Valdemir Schmitz fez fotos do momento em que ele ajudava o cachorro e postou no Facebook. Não demorou muito para a história se espalhar na internet.

— Eu ajudei o cachorro como um ato de humanidade. Fiquei com pena dele quando vi a situação. Só queria ajudar — explica Luiz.

O policial conta que gosta de animais, tem dois cães e um gato em casa, e pretende ajudar esse cachorro daqui por diante.

— Vamos arrumar um espaço para ele aqui no pátio da nossa base. Ele vai ganhar uma casinha e terá os cuidados necessários para viver bem. Vai ser o mascote da corporação.

O cusco, que ainda não tem nome, não saiu do local desde que recebeu ajuda e carinho dos policiais. Pelo visto, ele também já escolheu a nova família.

Foto: Reprodução / Facebook

Segundo a médica veterinária Francyelle Barbieri, a hipertermia por insolação ou intermação em animais é mais comum do que se imagina, principalmente em dias quentes.

— Acontece com bastante frequência. A temperatura corporal do animal eleva e ocorre uma série de alterações metabólicas que podem levá-lo a óbito.

Quem tem um animalzinho em casa sabe muito bem como ele sente calor nesses dias de verão. Por isso, fique atento às dicas da especialista para manter a saúde do seu bichinho.

* Não esqueça de deixar sempre água fresca para o seu pet beber à vontade e trocá-la pelo menos uma vez por dia para que esteja sempre nova.

* Os animais não devem ficar em contato direto com o sol porque, assim como humanos, eles se queimam e podem ter intermação. Garantir um local com sombra é essencial. Se você mantém cães em canil, não deixe a casinha deles em um local ensolarado ou permita que o animal fique solto para escolher um lugar mais adequado para deitar. Se deixa-os dentro de casa, ventile o ambiente.

* Não leve o seu cachorro para passear nos horários em que o sol está muito forte. Dê preferência para o início da manhã ou final da tarde, assim o cansaço não será tão grande.

* Para os bichinhos que tem pelo longo, a tosa é uma opção para amenizar o calor, mesmo que a aparência do animal não fique a mesma. A saúde deve vir em primeiro lugar.

* As infestações de pulga, carrapatos e mosquitos também são maiores no verão. Mantenha o ambiente limpo, dê banhos regulares no seu animalzinho e aplique antipulgas para evitar as pragas.

* Preste atenção na quantidade e velocidade com que seu animal come. Muita comida ingerida rapidamente pode causar um grande mal estar ao seu pet.

* Jamais deixe seu animal dentro de um veículo. Mesmo na sombra ou com janelas abertas, uma temperatura externa de 30°C pode atingir os 50°C no interior do carro em poucos minutos.


Leia mais notícias sobre animais



 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • JaySaroba

    JaySaroba

    ✨💋✨RT @Emerson98Farias: Largaram as passagem pra ir pro RJ no junte&ganhe do diário gaúcho , Porto Alegre em peso no Rio 😂😂😂😂há 2 horas Retweet
  • luis_history

    luis_history

    LuisAgora vou ler o jornal @diario_gaucho deste fim de semana.há 2 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros