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Seu Problema é Nosso

Cruzamento sem sinalização entre três vias de Porto Alegre representa perigo para motoristas e pedestres

EPTC tem projeto para 2017 de melhorias na sinalização ao longo de toda Avenida Doutor Carlos Barbosa

25/01/2017 - 08h10min

Atualizada em: 25/01/2017 - 08h12min


Falta sinalização em cruzamento de três vias

Movimento intenso marca o cruzamento da Avenida Doutor Carlos Barbosa com as ruas José de Alencar e Goiás, no Bairro Azenha, em Porto Alegre. Diversas linhas de ônibus, carros, caminhões e motos disputam uma brecha no trânsito para passar de uma rua para a outra sem causar um acidente. Isso porque o local não tem semáforo, quebra-molas ou faixa de pedestres – apenas placas de "Pare" nas esquinas.

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O trecho fica no intervalo entre duas sinaleiras, distantes cerca de 650m uma da outra: no início da Carlos Barbosa, esquina com Avenida da Azenha, e em frente ao Estádio Olímpico.

Confira no mapa o ponto onde falta sinalização:

Comerciantes pedem a colocação de um semáforo, faixa de pedestres e quebra-molas no cruzamento

O empresário Enio Sanches, 61 anos, que trabalha há cinco meses na região, já presenciou acidentes:

– Há poucos dias, um carro vinha pela Carlos Barbosa com uma moto num reboque. Ele passou por um desnível da rua e, por estar rápido, a moto voou por cima do carro. Foi parar no poste da outra esquina. E Enio relata mais um caso:

Enio Sanches

– Dois carros se cruzaram na entrada da José de Alencar pela Carlos Barbosa. Um deles veio parar na parede da loja e quase atingiu um funcionário.

Pedidos

Quem está a pé e precisa atravessar de um lado para outro deve ter paciência. Comerciante na Carlos Barbosa há 13 anos, Valmor Conte, 56 anos, diz que nem quando o Olímpico funcionava, com maior movimento – existia sinalização:

Valmor Conte

– Na época, eram pelo menos três acidentes por semana. Agora, diminuiu um pouco. Já fizemos pedido de sinaleira e quebra-molas há pelo menos dez anos.

Previsão de melhorias neste ano

A EPTC informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que, em seus canais de atendimento à população, não existem registros de pedidos de sinaleira ou de outros tipos de sinalização neste cruzamento.

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No entanto, o órgão salienta que uma das prioridades para este ano, em parceria com demais órgãos da prefeitura, é o projeto de sinalização viária ao longo de toda a Carlos Barbosa. A proposta inclui análise de pedidos de travessias, reforço de sinalização nos cruzamentos e disciplinamento dos fluxos de veículos.

Desde 2012, segundo a EPTC, foram registrados 38 acidentes no trecho, com 19 feridos e nenhuma morte. Uma média de 9,5 ocorrências por ano nos últimos cinco anos.

Produção: Shállon Teobaldo



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