Notícias



Seu Problema é Nosso

Árvore foi retirada de cima da casa de moradora de Viamão, mas tronco segue no pátio

A prefeitura de Viamão informou que a retirada dos entulhos está no cronograma 

20/01/2017 - 08h06min

Atualizada em: 20/01/2017 - 08h07min


Depois de 19 dias de espera, a árvore que caiu sobre a casa da cuidadora de idosos Vera Suzana Ferreira da Costa, 58 anos, no Bairro Santa Cecília, foi finalmente retirada pela prefeitura de Viamão. A queda aconteceu na noite de 25 de dezembro e marcou o Natal de 2016 de uma forma negativa. As telhas, o forro da sala, o corredor, parte da cozinha e da área de serviço foram destruídos. A situação deixou prejuízos ainda não calculados para Vera.

Após publicação de reportagem pelo Diário Gaúcho em 9 de janeiro, a árvore foi retirada de cima do telhado. Entretanto, o serviço não foi finalizado.

– Deixaram um pedaço da árvore no pátio e foram embora. Perguntei para a equipe se levariam o que sobrou e me responderam grosseiramente que o trabalho deles era só tirar a árvore de cima da casa e que não podiam fazer mais nada – queixa-se Vera.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Além disso, duas outras árvores ao lado da residência também ameaçam cair. O medo de reviver aquela noite está deixando Vera apreensiva:

– Tem chovido muito neste mês e as árvores são altas. A tendência é de caírem sobre a minha casa também.

Há 52 anos, Vera mora no mesmo endereço e nunca havia passado por uma situação parecida.

Seguindo orientação da prefeitura, a cuidadora de idosos abriu um protocolo no Fala Cidadão pedindo ressarcimento do valor dos bens que perdeu por conta do acidente. Sem previsão de solução, com a casa alagada e permanecendo a maior parte do tempo no quarto – o único cômodo da casa em perfeito estado –, Vera diz que terá que comprar telhas e pagar para refazerem o telhado, pois não pode mais ficar nesta situação.

Leia mais
Jovem de Gravataí aguarda troca de prótese na perna desde 2013
Buraqueira em ruas de Alvorada deixa usuários sem ônibus há 15 dias
Além de não constar no mapa, trecho de rua em Viamão fica fora do projeto de pavimentação

Retirada está no cronograma

A prefeitura de Viamão informou que a retirada do tronco que ficou no pátio de Vera já está no cronograma da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp). Ainda não foi realizada porque a Smosp está com o efetivo trabalhando na manutenção das ruas afetadas pelas chuvas das últimas semanas.

Sobre a poda das demais árvores, a orientação é de que a moradora faça um novo pedido via protocolo no Fala Cidadão, telefone 156. Por se tratarem de árvores nativas, será necessária a vistoria e autorização de um biólogo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Em relação ao protocolo de ressarcimento do prejuízo de Vera, a Procuradoria Geral do Município (PGM) ainda não tem um parecer. Assim que o caso for avaliado, eles entrarão em contato direto com a moradora.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias