Devoção
Pelas graças alcançadas, fiéis participam da 142ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Prefeitura estimou pelo menos 100 mill pessoas na procissão que partiu da Igreja do Rosário, no centro da Capital, até o Santuário de Navegantes
Nesta quinta-feira pela manhã, um mar de gente caminha pelas ruas da Capital acompanhando o andor de Nossa Senhora dos Navegantes no trajeto em que retorna ao Santuário que leva o seu nome, na Zona Norte de Porto Alegre. Segundo a prefeitura, mais de 100 mil se reuniram no Centro.
Em oração, cantando, descalço, sozinho ou acompanhado por familiares, cada romeiro carrega alguma história que, se não explica a devoção, é o testemunho de fé e marca um momento importante da vida no qual recebeu uma graça.
Confira ao vivo a cobertura da procissão
O Diário Gaúcho conta a história de duas pessoas que farão parte do cortejo de fiéis que pela 142ª vez prestará homenagens à Mãe de todos os que navegam pelos mares da vida e buscam a sua proteção.
A graça de ser mãe
Quando questionada sobre a graça que alcançou por intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes, a professora Karen Padilha, 40 anos, do Bairro Rubem Berta, na Capital, não titubeou:
– Meu filho!
O sorridente Luiz Afonso tem sete anos. Foram pelo menos cinco anos tentando engravidar, sem sucesso, até que a professora descobriu que tinha um problema nas trompas.
– Sempre pedi para Nossa Senhora dos Navegantes – lembra Karen, que numa das procissões encontrou no chão um terço infantil e entendeu o incidente como um sinal.
Com dez anos de casada, após uma fertilização in vitro, ela conseguiu engravidar. Mas a provação maior ainda viria depois, no nascimento do menino: Luiz Afonso teve meningite e sofreu uma parada cardíaca. Hoje ele não tem nenhuma sequela do problema de saúde.
– Eu não posso ver a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes que já começo a chorar. Tenho uma ligação muito forte, falo nela e a emoção vem – revelou, com os olhos marejados.
Como a devoção a Navegantes é de família, Karen perdeu as contas de quantas vezes caminhou atrás do andor: quando estava grávida, com o filho no colo, quando ele já caminhava – e nesta quinta-feira não será diferente, ela sairá descalça da Igreja do Rosário, no Centro, até o Santuário.
– Ela nos dá a tranquilidade e a força para seguir. Vou para agradecer, não peço nada além da saúde e da proteção.
Leia mais:
Sem recursos da prefeitura, organização da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes busca patrocínio e a ajuda de romeiros
Centenas levam a imagem de Navegantes para a igreja do Rosário, em Porto Alegre
A graça da saúde e do emprego
Há 35 anos, o aposentado Oriovaldo Pereira Garcia, 75 anos, trabalhava como montador e soldador em Belém do Pará. No Norte do país, estava doente, havia contraído malária. A esposa sugeriu então que eles retornassem ao Rio Grande do Sul – ele nasceu no Alegrete – mas Oriovaldo estava debilitado e tinha muito medo do desemprego, pois aquela era a primeira empresa na qual havia conseguido serviço.
– Eu pedi muito para esta santinha. Tenho muita fé nela, Nossa Senhora dos Navegantes me ajudou muito – lembra Oriovaldo que, há 32 anos adotou Esteio como sua cidade.
O que era receio, graças à fé, tornou-se a certeza do emprego no retorno.
– A primeira firma que eu procurei quando voltei foi a firma na qual me aposentei. Até hoje agradeço a nossa santa por ter a minha esposa, minha filha, meus netos, ter construído a minha casa – revela.
Usando bombacha e lenço com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Oriovaldo vai deixar Esteio nesta quinta-feira às 6h, rumo à Capital, para participar da procissão de Nossa Senhora dos Navegantes.
– Eu rezo o terço, a gente tem muita fé.
A festa
/// Os festejos começam às 6h, no Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, com uma salva de 21 tiros.
/// Às 7h, será realizada uma missa na Igreja do Rosário, onde a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes está.
/// Às 8h começa a procissão de retorno ao Santuário. O trajeto será pelas ruas Vigário José Inácio, Mauá, Legalidade e Largo dos Navegantes.
/// A melhor alternativa para acessar o Centro da Capital será via BR-116, Avenida Farrapos e Avenida Alberto Bins.
/// Haverá passe livre nas linhas de ônibus da Capital. Serão disponibilizadas duas linhas especiais de ônibus para o evento: A02 e A03, que realizarão os trajetos das 8h às 20h.
/// A previsão de chegada da procissão é às 10h30min, quando será celebrada uma missa pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.
/// Depois da celebração, haverá almoço (galeto, salsichão e saladas por R$ 12), lanches e bebidas.
/// Das 14h às 16h, haverá missas no Santuário.
/// Às 18h, será celebrada missa pelo padre cantor Reginaldo Manzotti. Depois da celebração, ele fará um show musical.
/// Às 20h, será realizada e entronização da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no Santuário.