Notícias



Seu problema é nosso

Aposentada de Canoas aguarda cirurgia pelo Sus há quase seis anos: "Sem as próteses, não adianta nem morfina"

A Secretaria Municipal da Saúde não soube informar quando Noeli será atendida 

05/04/2017 - 08h20min

Atualizada em: 05/04/2017 - 08h21min


Deita, levanta, senta, levanta, caminha um pouco, deita ou senta de novo. A rotina diária da aposentada Noeli do Carmo Schaefer, 61 anos, moradora do Bairro Mathias Velho, em Canoas, é esta há quase seis anos.

Desde 2011, ela aguarda uma cirurgia para colocação de prótese no joelho direito e, em 2012, passou a precisar de operação também no quadril. Noeli tem desgaste nas cartilagens.

– Sinto muita dor porque um osso está encostando no outro. Não tem posição em que eu fique bem – lamenta.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

A aposentada foi encaminhada ao Hospital da Ulbra pela Unidade Básica de Saúde (UBS) União, no bairro onde mora. Após consultas e exames, Noeli viu uma ponta de esperança nascer quando, em 2015, foi chamada para a cirurgia:

– Fiquei feliz, pois já tinha esperado bastante tempo. Dias antes da data marcada, me ligaram avisando que a operação havia sido cancelada, sem explicação. Foi uma grande decepção.

Durante a espera, quando sente dores fortes, Noeli procura uma Unidade de Pronto Atendimento (Upa). Na emergência, a solução é apenas momentânea.

– Na Upa, eles só dão um remédio pra dor, mas não adianta. Sem as próteses, não adianta nem morfina – diz Noeli.

"Nunca?"

No dia 9 de dezembro de 2016, Noeli teve consulta no Hospital Universitário. Na ocasião, foram solicitados exames pré-operatórios com a informação, conforme a aposentada, de que logo seria chamada para a cirurgia. Mais uma vez, foi ilusão.

– Fiz os exames, levei para o médico, e não me chamaram. Falei com a ouvidoria do hospital e disseram que o médico responsável pelo meu caso não está mais lá. E agora, nunca vou ser operada? – questiona.

Como último recurso, Noeli colocou a casa para vender e, assim, pagar pela cirurgia, mas, até agora, não apareceram compradores.

Leia mais
Com único médico em férias, pacientes de UBS na Restinga ficam sem consultas
Sem limpeza há dois anos, terreno baldio em Alvorada vira depósito irregular de lixo
"Espero que não falte mais", diz idosa que recebeu alimento especial após dois meses de atraso

Prefeitura aguarda dados de hospital

À reportagem, a Secretaria de Saúde de Canoas informou que o procedimento foi autorizado em 2016 e que, a partir desse momento, a paciente entrou na fila do Hospital Universitário (HU). "O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), que administra o HU, está fazendo um levantamento da situação dessa paciente, mas ainda não passou as informações completas para a Secretaria de Saúde", garantiu a assessoria de comunicação da prefeitura.

Segundo a administração municipal, está sendo verificado o histórico da paciente: "a informação inicial é de que, em 2011, ela ingressou no sistema de saúde por meio de consultas na UBS. A espera por cirurgia, portanto, seria menor. Por isso, é importante termos acesso aos dados do levantamento que está sendo realizado pelo hospital."



MAIS SOBRE

Últimas Notícias