Notícias



Seu problema é nosso

Com tuberculose, morador de São Sebastião do Caí aguarda leito em hospital de Porto Alegre há três meses

Gilnei precisa de cirurgia torácica e está na lista de espera da Santa Casa

19/04/2017 - 08h34min

Atualizada em: 19/04/2017 - 08h35min


Há três meses, o agricultor Gilnei dos Santos Nunes, 31 anos, está internado no Hospital Sagrada Família, em São Sebastião do Caí. Ele foi diagnosticado com tuberculose no dia 17 de janeiro, após dar entrada na instituição com muita falta de ar. Segundo a irmã, a costureira Elisane dos Santos Nunes, 35 anos, Gilnei precisou passar por drenagem nos pulmões para retirar líquido que estava acumulado.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Sem especialista para tratar o caso, Gilnei recebeu alta médica no dia 9 de fevereiro. Contudo, debilitado, precisou retornar ao hospital no dia seguinte, ainda com muita falta de ar.

– Colocaram ele no dreno mais uma vez e, desde então, não saiu mais de lá. É uma situação muito triste vê-lo assim – queixa-se Elisane.

Só em Porto Alegre

Poucos dias após a primeira internação, Elisane solicitou que o irmão fosse transferido para um hospital mais capacitado em Porto Alegre. Sem resposta do hospital, ela chegou a procurar a promotoria pública de São Sebastião do Caí, mas o retorno também não foi positivo.

– Tanto o hospital quanto a promotoria disseram que já pediram um leito na Capital, mas mandaram aguardar. A promotoria sugeriu que eu procurasse um hospital particular em Porto Alegre e apresentasse orçamento para a prefeitura de Caí pagar, mas eu não conheço nada em Porto Alegre, não sei nem por onde começar. Meu irmão já está há três meses desse jeito, piorando a cada dia e sem assistência adequada – diz Elisane.

A costureira conta, ainda, que não há registro na família da doença e que, apesar de Gilnei já ter sido fumante, não imaginavam que ele pudesse ter tuberculose.

– Eu vou todos os dias ao hospital visitá-lo. O Gilnei está sofrendo muito, com dor nas costelas e falta de ar – desabafa.

Leia mais
Conheça a história do jovem que cresceu graças à ajuda dos leitores do Diário Gaúcho
Seis escadas rolantes da Trensurb estão desativadas desde 2013 e outras cinco paradas sem previsão de conserto
Com doença rara, menina de Alvorada conta com solidariedade para aprender a caminhar

Não há previsão para transferência

A Secretaria Municipal da Saúde de São Sebastião do Caí informou, por meio da assessoria de comunicação da cidade, que o Hospital Sagrada Família é uma instituição particular que atende pelo Sus por meio de um convênio com a prefeitura. Após receber uma notificação via Ministério Público, movida pela família de Gilnei, a secretaria inseriu o paciente na central de regulação de leitos no dia 16 de março.

Ainda conforme a assessoria, Gilnei precisa de atendimento especializado em cirurgia torácica. A Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Conceição aceitaram o caso dele, mas ainda não há leito disponível para recebê-lo.

Confirmando a informação dada por São Sebastião do Caí, a Secretaria da Saúde de Porto Alegre informou que a solicitação de transferência de Gilnei foi renovada no dia 17 de março e que o hospital que está apto para recebê-lo e fazer a intervenção cirúrgica é a Santa Casa. Gilnei está na lista de espera do núcleo interno do hospital aguardando leito. Entretanto, não há previsão de quando ele será transferido.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias