Notícias



17 anos do DG

Conheça a história do jovem que cresceu graças à ajuda dos leitores do Diário Gaúcho 

História de Igor, que possuía um problema hormonal, foi publicada no jornal em 2003. 

19/04/2017 - 07h01min

Atualizada em: 19/04/2017 - 13h44min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Igor, hoje com 23 anos, ao lado da mãe, Maria Berenice

Aos oito anos, Igor Ubirajara Madeira Roldão enfrentava um problema hormonal e tinha o tamanho de uma criança de cinco anos. A situação preocupava a mãe, a então diarista Maria Berenice de Mello, do Bairro Santa Cecília, em Viamão.

Sem dinheiro para comprar o medicamento manipulado que garantia o crescimento do filho, ela procurou o Diário Gaúcho em julho de 2002 para expor a situação e pedir auxílio da prefeitura. O menino precisava de um comprimido por dia de Oxandrolona 3mg. O tratamento seria por tempo indeterminado.

Na época, devido às dificuldades financeiras da família, Igor deixara de lado o tratamento que fazia havia três anos. Maria Berenice, que fazia faxinas e lavava roupa para fora, não conseguia bancar sozinha o custo da medicação do filho. A publicação da primeira reportagem mobilizou os leitores.
– No mesmo dia em que a reportagem foi publicada, uma corrente de solidariedade se formou. Nunca imaginei que o jornal teria tanta força – admite Maria Berenice.

Corações Solitários uniu casal de Nova Santa Rita
Ler o Diário Gaúcho se tornou hábito de família da Vila Safira

Para a surpresa da família, entre as 17 ligações recebidas, uma foi especial: um empresário do Vale dos Sinos, que sempre pediu para não ser identificado, pagou todos os novos exames e um ano de plano de saúde para o menino. Igor fez todo o tratamento com um geneticista do Hospital da Criança Santo Antônio. E dos 1,18cm que tinha aos oito anos atingiu os 1,63cm, altura que tem hoje, aos 23 anos.

Em 2003, Igor, com oito anos, tinha o tamanho de uma criança de cinco anos

– Enfrentava todo o tipo de bullying na escola, não queria mais estudar porque me chamavam de todos os apelidos possíveis. Me tornei um guri agressivo para me defender. Voltar a fazer o tratamento trouxe um grande alívio para todos nós – conta Igor, que hoje trabalha como tamboreiro.

A história do menino que não crescia ainda ganhou outras duas publicações no jornal. Seis meses depois de reiniciado o tratamento, Igor já havia crescido 3cm – como mostrou a reportagem.

Jovem procura, agora, por doador anônimo que o ajudou
Quando viu o chamado do Diário Gaúcho no início deste mês, convocando os leitores para contar sobre a presença do jornal nas suas vidas, a atual higienizadora Maria Berenice, 59 anos, não teve dúvidas e enviou a sua história. Para ela, nada foi mais importante em quase seis décadas de vida do que ter recebido o apoio de gente que nem conhecia.
– Na época, fui criticada por expor o nosso problema. Mas, pelos meus filhos, eu vou até o inferno. Se não tivesse mostrado a nossa situação, não sei se o Igor teria crescido e se tornado o pai de família responsável que é – reconhece.

Mãe foi incansável na busca de uma solução para a saúde do filho

Maria Berenice já não mora mais na casa onde vivia com os três filhos na época da primeira reportagem. Igor segue no local com a mulher e a filha Soraya, de quatro anos. A todos que desconhecem a história, ele faz questão de contá-la.

E entre os desejos ainda não conquistados pelo jovem, um ele pretende realizar:
– Estou procurando o senhor do Vale dos Sinos que me ajudou muito. Não cheguei a conhecê-lo, mas quero ele saiba que salvou a minha vida. Meu único desejo é dar um abraço nele e dizer muito obrigado!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias