Grupo de skatistas adota praça em Viamão e oferece aulas para crianças e adolescentes - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Olha que legal!09/04/2017 | 15h55Atualizada em 09/04/2017 | 15h55

Grupo de skatistas adota praça em Viamão e oferece aulas para crianças e adolescentes

Depois da limpeza, jovens arrecadam tintas para manutenção dos bancos e skates para utilização na escolinha comunitária

Grupo de skatistas adota praça em Viamão e oferece aulas para crianças e adolescentes Robinson Estrásulas/Agencia RBS
Turma que realizou mutirão e que dará aulas de skate Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

Foi a partir da vontade de ver o esporte integrando a vida da comunidade do Bairro São Tomé, em Viamão, que o estudante Bruno da Rosa Correia Oliveira, 20 anos, chamou os amigos de infância e, juntos, adotaram a praça onde, em breve, terá início uma escolinha comunitária de skate para crianças e adolescentes.

Há duas semanas, foi feito o primeiro mutirão. Com a limpeza da praça, dezenas de sacos de lixo foram retirados com resíduos acumulados no local, que passou a ser ocupado novamente pela comunidade.

Leia mais:
Vídeo: em trote solidário, crianças com câncer cortam cabelos de calouros da Medicina
Alunos de escolas públicas de Gravataí vão disputar final de campeonato de robótica


Atualmente, nos finais de semana, é comum ver a criançada se divertindo nos brinquedos, enquanto a meninada anda de skate, joga bola e os adultos tomam chimarrão. O abandono foi superado e a área pública hoje serve para esporte e lazer.

"Mudou para muito melhor"

Carmen levou os netos para andar de skate neste domingo Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

— É muito bacana o que a gurizada está fazendo. Isso aqui mudou para muito melhor. Estou chegando aqui com meus netos (Wesley, três anos, e Ana Carolina, oito anos). É melhor estarem na praça do que estarem nas esquinas — opinou a cozinheira Carmen de Souza.

A ideia é que a manutenção da praça seja feita semanalmente. As aulas devem começar no próximo dia 15, sempre aos sábados, das 9h às 12h, atendendo crianças e adolescentes de várias faixas de idade. No entanto, como o grupo pretende pintar e fazer a manutenção nos bancos da praça, entre outras melhorias antes de iniciar as aulas, está em busca de apoio.

Bruno na praça que voltou a ser área de lazer e esporte Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

— Queremos mostrar que o skate não é um esporte mal visto. Ele pode livrar de coisas ruins, pode transformar em atletas. Queremos ensinar aos participantes que podem ser pessoas melhores — explica Bruno, sobre a escolinha gratuita.

Depois do mutirão, o grupo começou a arrecadar os skates. Dez já foram doados e eles querem adquirir mais dez. Bruno informa que há 20 pessoas inscritas para as aulas.

Leia outras notícias

— É uma necessidade. A São Tomé precisa de esporte, algo que é muito forte aqui. Estamos fazendo em prol das pessoas que vêm para cá — afirma Bruno, citando que rede e bolas de vôlei, tabela de basquete, entre outros utensílios também estão no horizonte do grupo, que pretende ampliar a prática esportiva em várias modalidades.

Escolinha gratuita deverá ocorrer aos sábados Foto: Robinson Estrásulas / Agencia RBS

Além de Bruno, o grupo Teto Preto Skateboard conta com a participação de Francielle Rinck, 22 anos, Leonardo Martins Lemos, 19 anos, Adilson Paranhos da Silva, 26 anos, Cleiser dos Santos Gonçalves, 21 anos, entre outros membros e voluntários. Parte do recurso necessário veio da venda de camisetas e outros produtos com a identidade visual do grupo.

Para ajudar

/// Interessados em doar tintas, material esportivo ou outro tipo de apoio pode fazer contato com o grupo por meio da página no Facebook (Teto Preto Skateboard) ou pelo WhatsApp 98551-4919.
/// A praça fica na Rua Jerônimo Nunes, 29, Bairro São Tomé, em Viamão.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • hermesmitter

    hermesmitter

    HERMES DANIELDIÁRIO GAÚCHO 🇧🇷 PORTO ALEGRE, 24 DE JUNHO DE 2017. @diario_gaucho https://t.co/c36wX2Bl7Dhá 40 minutosRetweet
  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/SCuKEv7ke9há 2 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros