Notícias



Seu problema é nosso

Promotor de vendas não consegue retirar carro de depósito há três anos por conta da burocracia

Polícia de Alvorada esclareceu que Henrique deve procurar a 3ª DP do município com a documentação para liberar o veículo

06/04/2017 - 08h19min

Atualizada em: 06/04/2017 - 08h22min


Depois de sair de uma audiência no Fórum de Viamão, em 2014, o promotor de vendas Henrique Lemes, 26 anos, teve uma surpresa. O Volkswagen Passat, ano 1980, que havia comprado seis meses antes, tinha sido furtado. O caso foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Viamão em 26 de maio daquele ano.

Cerca de meio ano depois, um amigo de Henrique viu o carro circulando pelas ruas de Alvorada e avisou o rapaz. O veículo havia sido comprado por outro homem, que admitiu saber da procedência duvidosa do Passat.

– Ele falou que tinha comprado de um cara meio suspeito, sabia que a origem poderia ser ilícita – relata Henrique.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

O homem, não querendo ter problemas com a Justiça, devolveu o veículo para o promotor de vendas. O problema parecia resolvido, só que um empecilho separou homem e máquina novamente. O Passat tinha sido clonado, ou seja, chassis e placas de outro modelo idêntico foram colocados no carro.

Henrique se sentiu desconfortável por o veículo estar ilegal e, no mesmo dia, procurou a 1ª DP de Viamão novamente. A polícia disse que, para liberar o veículo, seria necessária uma perícia. Ele então entregou o carro, que foi levado para um depósito da cidade. Desde então, o jovem aguarda a liberação do veículo.

Quase três anos depois de reencontrar o Passat, ele diz já ter perdido as contas das vezes em que foi até a polícia para tentar reaver o que é seu.

– A única coisa que me dizem é para aguardar. Na última vez que estive lá, em novembro, com a expectativa de começar esse ano com o carro na garagem, a resposta foi a mesma – desabafa o dono do veículo.

Leia mais
Aposentada de Canoas aguarda cirurgia pelo Sus há quase seis anos: "Sem as próteses, não adianta nem morfina"
Sem limpeza há dois anos, terreno baldio em Alvorada vira depósito irregular de lixo
Contemplada pelo Orçamento Participativo em 2010, avenida de Viamão ainda não foi asfaltada

Morador deve procurar DP de Alvorada

Procurado pela reportagem, o delegado Edison Frade, da 1ª Delegacia da Polícia Civil (DP) de Viamão, explicou que, na época do encontro do veículo, Henrique registrou a ocorrência da localização em Viamão. Porém, o Passat foi encontrado em Alvorada, portanto, a 3ª DP de Alvorada pediu a ocorrência a Viamão para dar prosseguimento à investigação.

Procurada pela reportagem, a polícia de Alvorada esclareceu o caso. Devido ao carro ter sido encontrado pelo próprio dono, e não pela polícia, com os números de chassi e das placas trocados, ele precisou passar por uma perícia especial, que foi solicitada ao Instituto Geral de Perícias em 2012. Segundo o comissário da 1ª DP de Alvorada José Antônio Azambuja, os exames deste tipo são mais demorados, e o laudo conclusivo saiu somente em novembro do ano passado.

O comissário José explicou que a polícia tentou entrar em contato com Henrique à época para devolver o carro, mas seu telefone havia mudado. A orientação é para que a vítima procure a 3ª DP de Alvorada com o documento do veículo. Só assim será feita a liberação.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias