Notícias



Seu problema é nosso

Escola entregue há menos de um ano está abandonada e precisa de reforma para receber alunos em Sapucaia do Sul

Segundo a prefeitura, previsão é que obra seja concluída no final do próximo semestre

18/05/2017 - 08h19min

Atualizada em: 18/05/2017 - 08h19min


Pouco antes das eleições municipais do ano passado, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Simone Serafim, na Rua Édisson Passos, Bairro Camboim, foi entregue à prefeitura de Sapucaia do Sul. Entretanto, segundo o rodoviário Rui Coelho, 55 anos, que mora próximo ao local, a creche nunca recebeu sequer um aluno.

O problema, além de frustrar as famílias da região que aguardavam pelas vagas, é que, sem funcionamento, a escola está abandonada.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

A grama alta ao redor do prédio, grades entortadas, vidros quebrados e aparência de descuido dão a impressão de que a escola é mais antiga, quando, na verdade, foi oficialmente entregue há menos de um ano. Ainda conforme Rui, sem segurança, a creche virou alvo dos ladrões, que já furtaram material elétrico e hidráulico, e de moradores de rua, que transformaram as instalações em dormitório à noite.

– É triste ver um patrimônio público, construído com o nosso dinheiro, abandonado. No dia da inauguração, fizeram um evento, todos os políticos estavam lá. Depois, simplesmente sumiram. Pais e mães que tinham promessa de vaga para não precisar deslocar os filhos para bairros mais distantes ficaram muito decepcionados – diz Rui.

"Dinheiro fora"

O rodoviário mora na região há quatro anos e, desde então, a escola já estava sendo construída. Durante esta fase e após a finalização, pôde perceber que foram usados materiais de boa qualidade. Ele considera que deixar a creche sem funcionar é jogar dinheiro público fora:

– Dá para ver que foi bem feito. Mas, agora, está tudo depredado, sujo. É dinheiro jogado fora, uma vergonha.

Outra reclamação é que a insegurança ultrapassa os portões da Emei. Além de furtarem a escola, apesar do cadeado no portão principal, a circulação de criminosos no local deixa a vizinhança insegura.

– A prefeitura não pensa que, deixando a creche abandonada, a comunidade da volta fica abandonada também – comenta Rui.

Leia mais
Comunidade de loteamento em Porto Alegre pede regularização e pavimentação das ruas há 17 anos
Mesmo após morte de motociclista em acidente, sinaleiras continuam estragadas em cruzamento de Alvorada
Com promessa de atender 171 crianças, escola infantil recebe apenas 50 e deixa mãe desempregada

Emei não foi inaugurada, diz prefeitura

A prefeitura de Sapucaia, por meio de sua assessoria de imprensa, garantiu que a Emei ainda não foi inaugurada oficialmente: apenas entregue pela empresa à prefeitura, em outubro do ano passado. Na época, explica, o antigo prefeito fez somente uma visita para receber a instituição.

O novo governo alega que está ciente da situação da escola, após visita feita pelo atual prefeito em fevereiro passado, e deu início ao processo de licitação para contratação de uma empresa para reformar o local. A expectativa é que a obra seja concluída no segundo semestre deste ano. Assim que começar, um guarda ficará no local para evitar o vandalismo.

Após a entrega, a prefeitura abrirá as inscrições para as matrículas das crianças para o ano seguinte. A previsão é atender cerca de 120 alunos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias