Seu problema é nosso
Falta de iluminação pública há dois meses representa perigo para moradores de Alvorada
Prefeitura é responsável por trocar lâmpadas queimadas, mas não deu prazo para solução do problema
A noite começa a chegar, e os moradores próximos aos números 663 e 687 da Rua Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Stella Maris, em Alvorada, se encerram dentro de casa. Há cerca de dois meses, as lâmpadas dos postes em frente a essas residências não acendem. O fiscal de tráfego Lauro Luis Teixeira da Silveira, 57 anos, que mora há 20 no local, não sabe dizer se as luminárias estão queimadas ou malcolocadas. O que ele garante é que a via está na escuridão.
Assim que percebeu a situação, Lauro tratou logo de entrar em contato com a prefeitura. Para sua surpresa, foi informado de que o caminhão que realiza o serviço de troca de lâmpadas na cidade está estragado.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Sem solução
Mesmo assim, ouviu a promessa de que, na primeira semana de abril, o problema seria resolvido – o que não aconteceu.
– É um absurdo ter apenas um caminhão para atender Alvorada inteira. Sabemos que o problema de lâmpadas queimadas não ocorre só aqui na minha rua. Perdi as contas de quantas vezes procurei a prefeitura, e eles só prometeram, mas nunca cumpriram – queixa-se Lauro.
A casa do fiscal fica bem no meio dos dois postes.
Em perigo
Perto dali, também existem duas paradas de ônibus, bastante movimentadas, segundo ele. A falta de iluminação tem colocado moradores, usuários dos coletivos e estudantes em risco.
– De noite, muita gente passa por ali na volta da aula e do trabalho. Essas pessoas se tornam alvos fáceis dos bandidos, porque é um breu, escuro e perigoso – desabafa Lauro.
Não é a primeira vez que ele passa por esta situação:
– Porém, das outras vezes em que as lâmpadas queimaram, a prefeitura tomou providências mais rapidamente.
Prefeitura não dá data para reparos
A prefeitura de Alvorada informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já deu início ao processo de contratação emergencial de uma empresa para fazer a manutenção da iluminação pública da cidade. Entretanto, não há previsão de quando a Rua Nossa Senhora da Conceição será atendida.
De acordo com a assessoria, a ideia da prefeitura é comprar um caminhão próprio para realizar os serviços. No momento, o processo está em fase de levantamento de custos.
Os pedidos de providências, feitos por meio do protocolo geral da prefeitura, serão atendidos conforme cronograma da Secretaria de Obras e Viação. Para reclamar sobre iluminação pública na prefeitura de Alvorada, o morador deve ligar para 3044-8767, procurar a Secretaria (Rua Mariz e Barros, 322, Bairro Americana) ou o Serviço de Atendimento ao Cidadão na sede da prefeitura (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2.266, Centro).
Questionada, a prefeitura não deu retorno sobre quantos pedidos de substituição de lâmpadas queimadas em postes de iluminação pública aguardam para serem atendidos.
Leia mais
Leite especial é liberado para bebê de Porto Alegre após três meses de espera
Obra de duplicação de trecho da Avenida Ernesto Neugebauer, em Porto Alegre, está parada há um mês
Para voltar a jogar futebol, jovem de Gravataí precisa encontrar doador de medula
Saiba a quem reclamar
- A manutenção e a troca de lâmpadas nos postes de iluminação pública de Porto Alegre e de cidades da Região Metropolitana são de responsabilidade das prefeituras. Ou seja, se o poste em frente à sua casa está com a lâmpada queimada, você deve cobrar providências da administração do município em que mora.
- A Ceee e a RGE, nas cidades onde atuam, são responsáveis apenas por consertos nas estruturas por onde passam redes de energia. A taxa de iluminação pública que é cobrada na fatura de luz é repassada pelas empresas aos municípios para que façam a manutenção dos postes de iluminação pública.