Buraqueira prejudica quem precisa trafegar pela Estrada Passo do Nazário, na Região Metropolitana - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu problema é nosso16/06/2017 | 12h38Atualizada em 16/06/2017 | 12h38

Buraqueira prejudica quem precisa trafegar pela Estrada Passo do Nazário, na Região Metropolitana

Administração que responde por parte da via encaminhará nos próximos dias uma máquina para fazer reparos nos buracos

Buraqueira prejudica quem precisa trafegar pela Estrada Passo do Nazário, na Região Metropolitana Arquivo Pessoal / Leitor/DG/Leitor/DG
Em alguns locais o desnível é enorme Foto: Arquivo Pessoal / Leitor/DG / Leitor/DG

Para transitar pela Estrada Passo do Nazário, no trecho que faz limite entre as cidades de Canoas, Cachoeirinha e Esteio, é preciso ter coragem. Os buracos mais parecem piscinas, de tão fundos e cheios de água suja. O que antes foi asfalto, agora não passa de resquícios de terra e pedras. 

Moradora de Esteio há cerca de quatro anos, a auxiliar de serviços gerais Vera Lúcia Paiva Bueno, 50 anos, utiliza a via todos os dias para ir e voltar do trabalho na cidade vizinha. 

Leia mais
Cidades da Região Metropolitana perdem R$ 139,5 milhões em recursos
Morador de São Leopoldo quebra carro três vezes por más condições de rua
Cinco meses após queda, muro de contenção representa perigo em Porto Alegre

No último sábado, passando pelo trecho, presenciou o resgate por guincho de dois carros que haviam ficado presos em crateras. Segundo Vera, que já morou em Canoas, a situação acontece há anos, e nenhuma das prefeituras assume a responsabilidade pela manutenção da estrada.

— Esteio diz que o trecho é de Canoas. Canoas diz o contrário. Fica um jogo de empurra, e os motoristas são os que arcam com os prejuízos. Todos os dias, algum carro estraga ali. A via é terrível, sem condições de trafegar — diz Vera.

Em dias de chuva, conforme a auxiliar, a água não se limita ao interior das crateras: invade a rua, deixando a pista alagada e ainda mais perigosa. De cada lado da estrada, existem valetas por onde a água não escoa . 

— Quando chove, parece que o Guaíba se transfere pra cá. Quem precisa passar por aqui sofre — comenta. 

Falta acostamento e calçada

Além disso, a rua apresenta outros problemas. Segundo Vera, não há acostamento nem calçada, e os pedestres se arriscam ao utilizar o local. A falta de corte do matagal nas laterais e o acúmulo de lixo também são motivos de reclamação.

— Falta atenção das prefeituras, mas também falta educação do povo. Já vi carroceiros e motoristas parando para despejar lixo às margens da estrada. Tem de tudo, até móveis e entulhos de obras — queixa-se Vera. 

Cidades vão avaliar trechos

Após contato do Diário Gaúcho, uma equipe da prefeitura de Canoas percorreu a Estrada Passo do Nazário na manhã de quarta-feira, no trecho que compete à cidade, e não constatou problemas como os citados por Vera. A assessoria de imprensa do município ainda esclareceu que Canoas não faz limite com Esteio pela estrada e que a moradora, quando faz o caminho para Canoas, passa pelo trecho que é território de Cachoeirinha. 

Ainda na mesma vistoria de ontem, foi constatada a situação de buraqueira na área pertencente a Cachoeirinha. A prefeitura de Canoas solicitou a colocação de uma placa indicando o limite entre as cidades, que deve ser instalada nos próximos dias. 

Questionada pela reportagem, a prefeitura de Cachoeirinha explicou que o trecho da estrada que é de responsabilidade da cidade é de aproximadamente 2km. De acordo com a assessoria de comunicação do município, os trechos maiores ficam nas cidades de Canoas e Esteio. 

O local reclamado por Vera já apresentava problemas, conforme a prefeitura de Cachoeirinha, que se intensificaram com as chuvas das últimas semanas. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos, junto à Defesa Civil, fez vistoria técnica no local e, nos próximos dias, apresentará medidas para amenizar os problemas. 

O trecho da estrada que pertence a Esteio também receberá manutenção. Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Leomar Teichmann, será encaminhada nos próximos dias uma máquina para fazer os reparos nos buracos. 

*Produção: Shállon Teobaldo

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/172JaLPe82há 26 minutosRetweet
  • portalfab

    portalfab

    ForçaAéreaBrasileiraUnidade forma profissionais para a prevenção na aviação agrícola. https://t.co/tjsXkBevHZ @RdGaucha @zerohora… https://t.co/AFVgF8tlmghá 53 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros