Notícias



Seu problema é nosso

Morador de São Leopoldo teve carro quebrado três vezes por conta de más condições de rua

Prefeitura garantiu que fará uma vistoria no local nos próximos dias

14/06/2017 - 08h18min

Atualizada em: 14/06/2017 - 08h20min


Transitar pela Rua Carlos Frederico Kemmer, no Bairro Feitoria, em São Leopoldo, é um exercício de paciência para os moradores. Problemas de falta de pavimentação, capina, buracos, alagamentos e vazamento de esgoto já foram assunto de reportagem nesta seção no dia 1º de julho de 2014. Quase três anos depois, o agente de proteção e morador do local desde 2010 William Weber, 29 anos, segue fazendo reclamações para a prefeitura.

Em três ocasiões, o carro de William quebrou por conta da buraqueira. O valor do conserto saiu do próprio bolso, assim como a manutenção da via, que tem sido feita pela própria comunidade.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

– Não tem rede de esgoto e alguns vizinhos colocaram canos. Com frequência, cada um de nós compra um saco de britas para espalhar pela rua, porque são muitos buracos e, quando chove, vira uma lama – queixa-se William.

O último contato com a prefeitura foi feito em 5 de maio. A reclamação gerou dois protocolos, um para patrolamento e outro para corte de grama. Até agora, nenhum deles foi atendido.

Conforme William, a falta de meio-fio foi usada pela prefeitura como justificativa para não ter sido aparado o matagal.

– A rua já ganhou projeto de pavimentação via Orçamento Participativo e, até hoje, não saiu do papel. Já que não asfaltam, poderiam ao menos cuidar para evitar a buraqueira – reclama William.

IPTU

O plano municipal de São Leopoldo prevê que imóveis sem débitos, localizados em ruas não pavimentadas, tenham 30% de desconto no pagamento do IPTU. Este ano, quando foi pagar o imposto, William requereu o benefício, que foi negado.

– Neste ano, estou fazendo reclamações desde janeiro. A prefeitura disse que estava se organizando, e prometeu que, em março, começaria a fazer as melhorias. Não bastasse, não deram desconto de IPTU para mim ou para meus vizinhos. Já passou metade do ano e seguimos esquecidos – desabafa o morador.

Prefeitura fará vistoria no local em breve

Segundo a prefeitura de São Leopoldo, a Rua Carlos Frederico Kemmer não foi contemplada no Orçamento Participativo – apenas participou de uma votação pública de projetos prioritários para a cidade em 2014, mas não obteve votos suficientes para aprovação. Portanto, não há obra de calçamento prevista para a via. De 2012 a 2017, a prefeitura registrou 44 solicitações de patrolamento e britamento para a rua. Não existem registros de pedidos de pavimentação ou esgoto na Ouvidoria.

Há uma previsão de que, entre agosto e setembro, uma força-tarefa formada por dez secretarias realize serviços na região da Grande Feitoria. Porém, o secretário de Obras Viárias da cidade, Geraldo Passos, afirmou que será feita nos próximos dias uma vistoria na Rua Carlos Frederico Kemmer para avaliar a necessidade imediata de reparos, em função das chuvas recentes.

Leia mais
Cinco meses após queda de muro de contenção, solo está cedendo em rua de Porto Alegre e representa risco
Mulher de Gravataí recebe tratamento para câncer após dois meses de atraso
Alagamentos, lama e buracos: as consequências da chuva nas ruas da Região Metropolitana

Segundo o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), a via não tem rede separadora de esgoto e não há previsão para a obra ocorrer.

Sobre o desconto do IPTU, a prefeitura informou que a rua citada tem 51 economias ativas e, destas, 21 receberam o desconto de 30% por conta da falta de pavimentação. Do total, 18 imóveis cadastrados estão em área que possui calçamento com pedra irregular (como paralelepípedo, brita etc.) e, por isso, não têm o direito ao benefício. Ainda, para ser elegível ao desconto, o imóvel não pode ter débitos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias