Notícias



Problema resolvido

Idoso de Viamão consegue exame após um ano de espera

Adão teve câncer de próstata e precisa fazer colonoscopia a cada cinco anos para monitorar a situação

23/06/2017 - 08h10min

Atualizada em: 23/06/2017 - 08h11min


O aposentado Adão Machado da Silveira, 73 anos, conseguiu finalmente realizar a colonoscopia pela qual aguardava, com urgência, desde abril do ano passado. O exame foi feito em 9 de junho.

Morador do Bairro São José, em Viamão, ele realizou o procedimento no Instituto de Cardiologia Hospital Viamão, único hospital público do munícipio.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

"Tudo bem"

Adão conta que a postura do munícipio mudou logo depois que sua história foi contada pelo Diário Gaúcho, em 23 de maio. Na mesma semana da publicação, a prefeitura entrou em contato com ele para agendar o exame.

Aliviado com o resultado positivo da colonoscopia, o aposentado agradeceu a ajuda do jornal:

– Me deram o resultado no mesmo dia e está tudo bem. Agora, já vão até me encaminhar para fazer uma endoscopia, para garantir que tudo está dentro do normal. Consegui graças à ajuda de vocês!

Urgência

Adão aguardava havia um ano pelo exame, que foi pedido com urgência durante uma consulta na Unidade de Referência Secundária (URS), no centro da cidade.

Até o fim de 2015, ele lutou contra um câncer de próstata, do qual está curado. Porém, a cada cinco anos, deve realizar a colonoscopia para monitorar uma possível volta do câncer ou o aparecimento de tumores em outros órgãos. Porém, a última vez em que havia feito o exame foi em 2011.

Doação

Na época da primeira publicação no jornal, a prefeitura de Viamão e a Secretaria Estadual da Saúde divergiram sobre a responsabilidade pela colonoscopia. O município afirmou que não teria capacidade

para realizar os exames e que seria responsabilidade do Estado encaminhar o paciente para um hospital, em outra cidade, que tivesse condições de realizar o procedimento.

Leia mais
Barulho de tiros em treinamento da Brigada Militar incomoda moradores de Porto Alegre
Buraqueira prejudica trânsito de motoristas e pedestres em ruas de Alvorada
Moradores de Quintão reclamam da má conservação das ruas e atendimento de saúde precário

Entretanto, o exame de Adão foi realizado no próprio munícipio. O secretário de Saúde, Luís Augusto de Carvalho, explicou, por meio de nota, que a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto de Cardiologia Hospital de Viamão, tem realizado discussões e analisado situações de determinados pacientes para serem atendidos na cidade.

Essa análise, conforme a nota, respeita a classificação de prioridade de acesso e histórico clínico de cada paciente. Segundo o secretário, diante da complexidade e do histórico clínico do caso de Adão, o Hospital Viamão doou o exame, sem gerar gastos ao Sistema Único de Saúde (Sus).



MAIS SOBRE

Últimas Notícias