Seu problema é nosso
Buraqueira prejudica trânsito de motoristas e pedestres em ruas de Alvorada
Prefeitura prometeu uma vistoria no local até o fim desta semana
Desde que nasceu, Monique Evelin dos Santos Helmann, 18 anos, mora no mesmo lugar: na Avenida Zero Hora, Bairro Jardim Algarve, em Alvorada. E, segundo ela, há pelo menos esse tempo os moradores sofrem com a buraqueira da esquina da avenida com a Rua Eduardo da Silva Peixoto.
A capa asfáltica que cobre apenas parte das vias é somente lembrança, pois o desgaste e a abertura de buracos transformaram as ruas em crateras que ficam cheias de terra, em dias secos e de água, quando chove. Além da falta de manutenção por parte da prefeitura, Monique reclama que a Corsan esteve pelo menos quatro vezes no local fazendo obras de canalização nos últimos meses e deixou vários buracos abertos.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Raramente
– A patrola da prefeitura raramente vem aqui, nem lembro quando foi a última vez. Para piorar, a Corsan mexeu na rua e deixou várias crateras – conta ela.
Também na esquina, cortando a Avenida Zero Hora, passa um arroio que, em dias de temporal, transborda, alagando as ruas. Transitar pelo local não é tarefa fácil.
– Os carros estão sempre tentando desviar dos buracos e isso deixa tanto eles quanto os pedestres em risco. Quando chove forte, alaga tudo e não tem como sair de casa. É terrível – desabafa a moradora.
"Lugar esquecido"
Para amenizar a situação, os próprios moradores, às vezes, colocam brita dentro dos buracos, a fim de evitar acidentes. Contudo, a medida não é suficiente para resolver o problema.
– Esse lugar é esquecido. A vizinhança toda já fez várias reclamações e, até agora, continuamos na mesma situação – diz Monique.
Vistoria será feita até o fim da semana
A Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), por meio da assessoria de comunicação da prefeitura de Alvorada, informou que uma equipe foi destacada para examinar o local e providenciar os reparos. A vistoria será feita até o final desta semana. Ainda segundo a Smov, não há uma periodicidade específica para patrolamento das ruas. O serviço acontece de acordo com a demanda.
Quanto à pavimentação de toda extensão da Avenida Zero Hora e Rua Eduardo da Silva Peixoto, a prefeitura explicou que existem estudos para pavimentar estas e as demais vias da cidade, entretanto, não há verba. Por isto, não há previsão para que essas obras aconteçam.
Leia mais
Moradores de Quintão reclamam da má conservação das ruas e atendimento de saúde precário
Mãe de sete filhos, diarista vai ganhar casa nova e projeto social pede doações para erguer a moradia
Buraqueira prejudica quem precisa trafegar pela Estrada Passo do Nazário, na Região Metropolitana
Obras de esgoto
Já a assessoria de imprensa da Corsan informou que a empresa está fazendo uma obra nas duas ruas citadas anteriormente para ampliação do sistema de tratamento de esgoto dos municípios de Alvorada e Viamão. Com a interligação, o esgoto será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Americana, em Alvorada, que tem mais capacidade.
Em dezembro do ano passado, a Corsan fez manutenção no poço de visita da esquina, que estava transbordando. Depois, o trecho foi aberto para passagem da tubulação por baixo do arroio e, por último, a construção de um novo poço, que foi finalizado em 4 de abril. Até o final desta semana, será concluída a interligação dos poços e a repavimentação asfáltica do local. A Corsan garante que, sempre ao final de cada dia de trabalho, valas abertas são cobertas com saibro para recompor o nível da rua, mas, ao fim da obra, as vias são repavimentadas com asfalto.