Notícias



Seu problema é nosso

Em Balneário Pinhal, grupo de amigas transforma lixão em praça

Com a ajuda dos maridos e da prefeitura, quatro mulheres criaram área de lazer para a comunidade do Bairro Figueirinhas

10/07/2017 - 09h36min

Atualizada em: 10/07/2017 - 09h43min


Marlene, Sueli, Dirlei e Gregória: idealizadoras da mudança

Áreas públicas abandonadas são um problema comum. Em Balneário Pinhal, no Litoral Norte, um grupo de moradoras inconformadas com uma área nessa situação decidiu agir.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Motivadas pelo desejo de conscientizar a comunidade do Bairro Figueirinhas, as quatro amigas transformaram o terreno, na Rua Antônio Francisco Nunes, às margens da Lagoa Cerquinha, em uma área de lazer. Na mesma via, mora a cozinheira Gregória Pinto Dela Libera, 51 anos. Em conversa com as amigas Dirlei Madalena, Sueli Badi e Marlene Farias, tiveram a ideia de plantar uma floreira em um pneu. Depois de pronta, o grupo percebeu que poderia fazer outras e tornar realidade o sonho de ter uma pracinha.

Antes, terreno abandonado

– Há 35 anos, a comunidade pedia uma praça, mas a ideia só ficava na promessa. O terreno era alagadiço, precisava ser aterrado. Pedimos ajuda à prefeitura, que aterrou o local e construiu uma cancha de bocha e uns balanços – conta Gregória.

O restante do trabalho foi feito pelas amigas, na companhia dos maridos. Com doações de pneus, tintas, pincéis e outros materiais, o grupo já tem 600 pneus pintados espalhados pela praça. Segundo Gregória, foram 60 dias ininterruptos de trabalho para, em 2 de julho, finalmente, verem sua obra prima pronta.

– Fizemos poços, floreiras, banquinhos. Instalamos placas de "proibido colocar lixo". Ficou lindo! – diz, orgulhosa.

Como ficou a área após a transformação

A praça, batizada de Recanto do Chimarrão, faz sucesso. A criançada adora brincar e até quem é de longe e está de passagem para e faz fotos. O grupo organiza uma festa julina para marcar a inauguração oficial. A manutenção – limpeza, plantação, novo mobiliário etc. – será feita pelas amigas. E o próximo pedido delas para a prefeitura é a limpeza de um depósito irregular de lixo na esquina da rua da praça com a Rua Maragato.

– Queremos firmar a ideia de conscientização ambiental na nossa região. A vizinhança precisa ajudar, não jogando lixo na rua, e a prefeitura, fiscalizando e eliminando os lixões a céu aberto – pede Gregória.

Terreno limpo antes de inauguração

A prefeita de Balneário Pinhal, Marcia Tedesco, explicou que a prefeitura deu apoio à construção da praça na Lagoa Cerquinha por meio de duas secretarias. A de Obras fez o aterramento da área, e a do Meio Ambiente auxiliou com a limpeza e o fornecimento de mudas de plantas.

Leia mais
Pagando IPTU de R$ 1,6 mil, moradora de Imbé reclama de falta de estrutura em avenida do centro
Cratera em frente ao portão de casa, em Porto Alegre, atrapalha rotina de idoso com perna amputada
Transplantada duas vezes, idosa precisa de medicamentos que custam quase R$ 100 mil por mês

Sobre o depósito irregular de lixo em um terreno na esquina da Rua Antônio Francisco Nunes com a Maragato, a prefeita garantiu que fará a limpeza antes da inauguração da praça.

– Nos primeiros 60 dias de governo, retiramos da cidade 289 caminhões de lixo em focos irregulares. Estamos com um projeto da Secretaria de Educação em conjunto com as escolas para a conscientização do descarte correto. Sempre vamos apoiar iniciativas como a das amigas da praça Recanto do Chimarrão – disse ela.

Produção: Shállon Teobaldo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias