Notícias



Seu problema é nosso

Esgoto que transborda no Bairro Sarandi causa mau cheiro e proliferação de mosquitos

Microempresário diz que o problema de saneamento básico na região é antigo

26/07/2017 - 10h56min

Atualizada em: 26/07/2017 - 10h57min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Esgoto transborda em frente à casa de Walker Garcia Basler, no Bairro Sarandi

O aumento da temperatura em Porto Alegre desde segunda-feira (24) veio acompanhado de preocupação para o microempresário Walker Garcia Basler, 64 anos. Morador do Bairro Sarandi, Zona Norte da Capital, ele sofre com o mau cheiro que vem dos esgotos abertos na rua em que reside, a Rezende Costa. A água parada ainda facilita a proliferação de mosquitos, outra queixa do morador.

– O cheiro é de fezes. Antes, tava frio e cheio de mosquito em casa – reclama Walker.

O microempresário diz que o problema de saneamento básico na região é antigo e que, há pelo menos dez anos, tenta conseguir soluções. Segundo Walker, a rede de esgoto pluvial tem canos quebrados ou entupidos e não dá conta da demanda.

– Está tudo quebrado. Toda água que sai das casas vai para o esgoto, só que não tem para aonde ir. Então, em vez de ir para baixo da terra, no esgoto, a água vem para cima, no asfalto – detalha.

Leia mais
Escola infantil de Viamão busca R$ 90 mil para fazer reformas e ampliar atendimento
Ausência de servidor no INSS impede que idoso dê início ao pedido de aposentadoria
Aos 69 anos, moradora de Canoas espera há três meses para receber fraldas da prefeitura

Conforme Walker, os problemas ocorrem na quadra em que mora, da Rua Figueiredo Mascarenhas até a Avenida Faria Lobato.

Buscando solução para o problema, Walker já fez diversas reclamações para o telefone 156, canal de solicitação de serviços da prefeitura de Porto Alegre. O protocolo mais recente foi aberto em 22 de maio deste ano, conforme o site disponibilizado para consultas. Lá, é possível constatar que o microempresário reiterou as queixas feitas. "Requerente informa que já ligou uns 20 dias atrás cobrando este reparo e ainda não teve sucesso", diz registro de 28 de junho.

Buracos

Walker colocou um pedaço de madeira sobre o buraco para evitar acidentes

Não bastasse o cheiro ruim causado pelos esgotos abertos, tudo isso ainda traz mais consequências: a possibilidade de que pedestres sofram acidentes nos buracos.

– Temos uns quatro abertos, inclusive na frente da minha casa. Uma vez, um servidor do Dmae foi fazer a leitura no relógio da água e caminhou no sentido da boca de lobo. A tampa estava rachada, o rapaz pisou em cima e foi pra dentro da boca de lobo – lembra- se Walker, que colocou um pedaço de madeira sobre o buraco para evitar que outras pessoas caiam ali. E há outras frustrações:

– Quero trocar a calçada. Vou tirar do meu bolso para eles quebrarem tudo de novo?

Dep: equipes estão sendo contratadas

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal dos Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Dep, informa que há três pontos da rede pluvial rompidos na Rezende Costa. Disse que será necessário fazer a reconstrução da rede e, após, o hidrojateamento. E, ainda, a separação dos esgotos cloacal e pluvial.

Porém, o Dep trabalha apenas com equipes próprias e atende somente urgências – o que, segundo o órgão, não é o caso da via em questão. A solução do problema passa pela conclusão do novo contrato de turmas, que está em andamento. "O contrato de turmas refere- se à empresa terceirizada incumbida de fazer a manutenção das redes pluviais sob a fiscalização da SMSUrb. O antigo contrato de turmas terminou em maio, e o novo, que está em andamento, tem previsão de iniciar- se durante o mês de agosto", diz a nota.

A SMSUrb salientou, ainda, que o atendimento à rua de Walker "está elencada entre as prioridades", mas não definiu uma data para o trabalho.

*Produção: Juliano Zarembski

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias