Notícias



Seu problema é nosso

Aposentado está há um mês sem receber remédios em Sapucaia do Sul

Ele costumava retirar mensalmente cinco medicamentos: Metformina, Enalapril, Sinvastatina, Atenolol e Insulina. Porém, há cerca de um mês, não conseguiu sair de lá com os remédios

31/10/2017 - 09h44min

Atualizada em: 31/10/2017 - 09h44min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Aposentado está inconformado com a falta dos medicamentos

Clóvis Bitencourte Riberg, 52 anos, é técnico em radiologia aposentado, morador do Centro de Sapucaia do Sul e depende da farmácia municipal para realizar tratamento contra pressão alta e diabetes tipo 2. 

Leia mais
Novo tratamento é esperança para jovem com doença rara
Bebê que perdeu a mãe e precisa de leite em pó mobiliza corrente de solidariedade
Após reportagem do DG, prefeitura inicia manutenção em estradas da Zona Sul

Ele costumava retirar mensalmente, na unidade da Avenida Sapucaia, 500, cinco medicamentos: Metformina, Enalapril, Sinvastatina, Atenolol e Insulina. Porém, há cerca de um mês, não conseguiu sair de lá com os remédios. 

Desde então, precisa comprá-los por meio do programa "Aqui tem Farmácia Popular", mediante o pagamento de uma taxa. 

— Antigamente, havia vezes que a minha esposa ia lá e só conseguia retirar alguns, mas nunca ficamos sem. Agora, estou desamparado — conta Clóvis. 

A esposa do aposentado, Dirce Lourdes Stack Riberg, 55 anos, é técnica em saúde bucal e retira os medicamentos para o marido, que tem problemas de locomoção. Eles moram com o filho de 16 anos e não conseguem arcar com as despesas dos remédios, que, apenas em uma compra, já totalizaram R$ 200. 

Clóvis relatou que, da última vez em que Dirce foi à farmácia municipal, recebeu a informação de que não havia previsão de entrega dos produtos. 

— Tu tens uma lei que te apoia, eles precisam prestar esse serviço. Não podem só dizer que não tem e que não há previsão. São as vidas das pessoas que estão em jogo, alguém tem que ser responsabilizado, seja o Estado, o município ou em nível federal — desabafa o aposentado. 

Batalha 

Desde 3 de outubro, primeira vez em que não recebeu os medicamentos, Clóvis vem tentando contato com a prefeitura. Até hoje, entretanto, não recebeu nenhuma resposta concreta. Entre contatos com o gabinete do prefeito, afirmou que sempre escuta alguma desculpa diferente, e acaba as ligações sempre de "mãos vazias". 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso! 

Não podendo ficar sem os remédios, fez a compra pelo programa da Farmácia Popular, mas nem sempre consegue todo o dinheiro necessário para isso. Um familiar do aposentado já ajudou, comprando o equivalente a um mês de remédios. 

E o problema não é só esse, já que o Atenolol comprado pelo programa não tem a dosagem que Clóvis necessita, precisando multiplicar por quatro. 

— É desanimador pensar que pagamos todos aqueles impostos e que, quando precisamos, não somos amparados — desabafa Clóvis. 

Prefeitura promete reabastecimento 

A prefeitura de Sapucaia do Sul, por meio de sua assessoria de comunicação, afirmou que os remédios Metformina, Enalapril e Sinvastatina podem ser adquiridos gratuitamente em qualquer farmácia que tenha o programa "Aqui tem Farmácia Popular". E não providenciou uma previsão para que eles voltem a ser fornecidos pela farmácia municipal. 

Em relação ao Atenolol, o órgão público confirmou que a falta já dura cerca de 40 dias. Informa ainda que ele também pode ser adquirido por meio do Farmácia Popular por cerca de R$ 4 a caixa. A previsão é de que o medicamento chegue nesta semana às unidades municipais. 

*Produção: Leticia Gomes 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso! 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias