Notícias



Seu problema é nosso

Idosa está há oito meses sem receber fraldas em Canoas

Moradora do bairro Fátima, em Canoas, Davina costumava receber as unidades da Secretaria de Saúde do município, o que parou de acontecer em abril deste ano

09/11/2017 - 09h31min

Atualizada em: 09/11/2017 - 09h31min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Davina sofre do mal de Parkinson

 Márcia Terezinha Paz Padilha, 54 anos, tem uma difícil missão: cuidar em tempo integral da mãe, Davina Padilha de Mattos, 87 anos, que há um ano foi diagnosticada com mal de Parkinson. A filha da idosa ainda tem que lidar com a falta de fraldas geriátricas, utilizadas pela idosa, que já dura oito meses. 

Leia mais
Aos 69 anos, moradora de Canoas espera há três meses para receber fraldas da prefeitura
Idosa sofre por não receber fraldas há oito meses em Canoas
Com serviço reduzido no Dmae, vazamentos de água potável se espalham por Porto Alegre

Moradoras do bairro Fátima, em Canoas, costumavam receber as unidades da Secretaria de Saúde do município, o que parou de acontecer em abril deste ano. 

— É muito complicado porque contamos com isso, é um direito nosso — desabafa Márcia. 

A filha de Davina relata que nunca recebe uma resposta concreta ou previsão, o que a frustra ainda mais. Ela explica que, além de ter que ver sua mãe passar pelos efeitos da doença, ainda precisa preocupar-se com a falta de fraldas. 

Pela Farmácia Popular, Márcia paga R$ 8,90 por pacote, que vem com oito fraldas, cada. Por mês, precisa comprar 15 unidades, totalizando R$ 165. 

— Pra quem recebe um pequeno salário e tem que comprar remédios, comida e pagar as contas, esse valor pesa muito — conta Márcia. 

Promessa sem prazo 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que o processo de aquisição das fraldas está em fase final e que ainda neste mês o estoque estará regularizado. Segundo a administração, eles aguardam apenas a chegada do produto para o início da distribuição. Ainda não há uma data certa para o retorno. 

O órgão afirmou que o problema com o estoque aconteceu devido à falta de abertura do processo de compra no ano de 2016. A orientação do município aos pacientes que tiverem qualquer tipo de demanda é procurar a Ouvidoria da SMS  (Rua Doutor Barcelos, 1.600). 

Transtorno coletivo

Márcia presencia uma situação similar perto de casa. A vizinha Francisca Souza Bonato, 55 anos, é aposentada e cuida da irmã Eroni Cabral Dias, 61 anos, cadeirante desde que sofreu um AVC, há nove anos. A espera da família já dura cinco meses. 

Em 19 de julho e em 10 de outubro deste ano, o Diário Gaúcho contou a história de Santa Marina da Rosa Silva, 69 anos, portadora do mal de Parkinson, e de sua filha, Alexandra Estefane de Bittencourt, que deixaram de receber da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas as 180 unidades de fraldas por mês. 

Até agora, a família da idosa ainda não recebeu uma previsão de quando o fornecimento voltará. 

*Produção: Leticia Gomes 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso! 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias