Notícias



Seu problema é nosso

Menino precisa de doações para conseguir sonda que o ajuda a se alimentar

Victor tem Atrofia Muscular Espinhal e para se alimentar, precisa do auxílio do equipamento

13/11/2017 - 09h59min

Atualizada em: 14/11/2017 - 14h36min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Victor precisa da sonda para se alimentar, pois tem dificuldades em mastigar

Patrícia da Silva Ribeiro, 40 anos, é vendedora e mora no bairro Passo da Caveira, em Gravataí, junto com seu pai, seu marido e os três filhos do casal — entre eles, Victor Alex da Silva Ribeiro, dez anos, que tem atrofia muscular tipo 1 (AME).

Leia mais
Menino consegue fazer cirurgia depois de mobilizar corrente de solidariedade  
Idosa está há oito meses sem receber fraldas em Canoas
Com serviço reduzido no Dmae, vazamentos de água potável se espalham por Porto Alegre

Para a mãe do menino, é difícil vê- lo lidando com os efeitos da doença, especialmente quando percebe a falta que o botton para a sonda gástrica, usada para a alimentação, faz. Essa pequena peça ajuda a diminuir o impacto e peso do equipamento, que, se fica em contato direto com a pele de Victor, causa feridas. 

Sonda do SUS 

Antigamente, a família fazia vaquinhas e ações entre amigos para conseguir comprar um equipamento de melhor qualidade, em que o botton não é necessário. Entretanto, nos últimos quatro meses, teve que utilizar a opção providenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que não arrecadou o dinheiro necessário. 

— Com meu marido desempregado, e eu recebendo um pequeno salário, fica inviável pagar os R$ 1.600 do botton — conta Patrícia. 

Feridas 

A vendedora explica que a sonda oferecida pelo SUS é feita com um material muito mais pesado, o que faz o uso do botton indispensável. Como o SUS não providencia o equipamento, por enquanto, Victor não está usando-o. 

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   

Além de ser desconfortável para o menino, feridas começaram a se formar no local em que a sonda fica, o que preocupa Patrícia. 

— Dói nele e em mim ver isso acontecendo, mas também me preocupo muito com o risco de infecção, que a ferida do contato direto com a sonda pode criar — explica a mãe do menino. 

Tratamento 

A AME tipo 1 também é chamada de síndrome de Werdnig-Hoffmann. É uma doença degenerativa que não tem cura, e o seu tratamento é feito para aliviar os sintomas e ajudar o paciente a ultrapassar as limitações, relacionadas com a falta de força nos músculos de todo o corpo. 

Victor, que foi diagnosticado com um ano e dois meses, faz seu tratamento no Hospital Conceição. 

Patrícia conta que, pela dificuldade em mastigar, Victor tem que fazer o uso constante da sonda, que começou há seis anos, bem como de uma bomba de infusão, para controlar a quantidade e frequência da alimentação. A família do menino paga mensalmente R$ 240 pelo aluguel do equipamento. 

Além disso, ele tem dificuldade para respirar, o que também requer o uso de uma máquina.

Como ajudar 

— Doações podem ser feitas por depósito bancário na Caixa Federal pela agência 0430, operação 013, conta 00137010-3. 

— O contato também pode ser feito diretamente com a Patrícia pelo telefone (51) 98507-0793. 

*Produção: Leticia Gomes

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias