Notícias



Seu problema é nosso

Impasse entre prefeitura e moradores deixa esgoto invadindo residências em Gravataí

O esgoto que deveria ser liberado na rede retorna para o interior das casas, causando mau cheiro e proliferação de insetos

10/01/2018 - 09h35min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Há cerca de sete anos, o vigilante Leonardo Pereira, 42 anos, realizou o sonho da casa própria. Junto com a esposa, a dona de casa Elisangêla Galvão Teixeira, 40 anos, se mudou para um conjunto de seis casas no bairro Bonsucesso, em Gravataí, onde vivem hoje cerca de 20 pessoas. 

Leia mais
Falta de capina em praças impede continuidade de projeto social em Porto Alegre
Lar para moradores de rua precisa de doações para seguir funcionando
Ônibus adaptados voltam a atender linha que passa por APAE da Capital

Porém, há aproximadamente um ano, um problema grave começou a aparecer. Os canos colocados na tubulação de esgoto — que se ligam à rede externa cloacal — são de plástico e se quebraram com o passar do tempo. 

Agora, o esgoto que deveria ser liberado na rede retorna para o interior das casas, causando mau cheiro e proliferação de insetos. 

— Das seis casas, quatro são alagadas pelo esgoto. As outras duas não estão assim porque fecharam o ralo. A parte dos fundos destas quatro residências é puro esgoto. Sorte que, nesses dias mais quentes, secou um pouco — conta Leonardo. 

Tubulação 

Os pátios das residências já não podem ser utilizados, pois a água retorna pelo ralo constantemente. 

A indignação dos moradores é em relação à dificuldade para conseguir ajuda da prefeitura para fazer a manutenção e troca dos canos que ficam na rua. É necessário colocar as tubulações corretas que devem ser ligadas à rede cloacal, conforme o vigilante. 

— Se eles sabiam que os canos colocados na rede eram de plástico, como foi liberado o Habite- se das casas? — questiona Leonardo. 

Os moradores já procuraram a prefeitura e a Corsan, responsável por esse tipo de serviço no município. A companhia de abastecimento esteve no local há cerca de dois meses e fez a limpeza dos pátios, mas não deu previsão para troca dos canos. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Direitos 

A vizinhança também procurou o Procon e tentou acionar a Caixa Econômica Federal, responsável pelo seguro das casas. Mas ainda aguardam resposta. 

— Estamos esperando o envio de um perito para avaliar o local. Mas é um plano B, pois a responsabilidade é do poder público, já que os canos estão na rua — acredita Elisangêla. 

Caso nenhuma das possibilidades dê resultado, os moradores pretendem seguir a orientação do Procon e entrar na Justiça para conseguir a realização das obras. 

Jogo de empurra recai nos moradores 

Por meio de nota, a Corsan afirmou que não há rede de esgoto da rede de abastecimento naquela via. Conforme o órgão, "a tubulação existente em frente aos imóveis citados é de drenagem pluvial, sob responsabilidade da prefeitura". 

A administração municipal informou que o projeto de edificação das casas foi aprovado há quase 10 anos, na condição de que houvesse a construção de fossas e sumidouros para cada residência — já que não havia rede de esgoto cloacal — o que não foi executado pelo empreendedor dos imóveis. 

Fossas Ainda segundo a prefeitura, de acordo com orientações do Ministério Público, para que haja a readequação no projeto é preciso que os moradores instalem filtros nas fossas já existentes para que a prefeitura substitua a canalização atual por uma de maior vazão, conectando, assim, essas fossas com filtros à rede fluvial hoje existente. 

*Produção: Alberi Neto

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias