Notícias



Seu problema é nosso

Moradora de Alvorada consegue consulta com especialista após mais de um ano esperando

A moradora do bairro Umbu 2, em Alvorada, foi diagnosticada em agosto de 2016 com hepatite C e, desde então, aguardava o agendamento com especialista

26/01/2018 - 09h20min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Maria esperou um ano e dois meses por consulta com gastroenterologista

A auxiliar de cozinha aposentada Maria Loraci Pereira Baunhardt, 64 anos, finalmente conseguiu uma consulta com gastroenterologista — pela qual esperava havia mais de um ano. 

Leia mais
Leitora não sabe a quem recorrer para retirada de abelhas em árvore na sua calçada
Moradores resolvem limpar bueiros por conta própria em bairro da Capital
Calçada está com cratera aberta há cinco meses em Porto Alegre

A moradora do bairro Umbu 2, em Alvorada, foi diagnosticada em agosto de 2016 com hepatite C e, desde então, aguardava o agendamento com especialista. A história dela foi contada pelo Diário Gaúcho em 5 de outubro do ano passado. 

— Eu precisava muito fazer a consulta. Sem ela e os exames que foram pedidos, o meu tratamento não poderia começar. Não só precisava descobrir que remédio eu poderia tomar como também investigar a possibilidade de ter um nódulo no meu intestino — conta Maria. 

Ao contrário dos tipos A e B, ainda não existe vacina contra a hepatite C, mas ela é uma das poucas doenças crônicas que pode ser curada. Quando isso não é possível, o tratamento busca conter a progressão da doença e evitar as complicações. 

Exames 

O diagnóstico foi dado pela médica clínica geral do posto Nova Americana, que solicitou o agendamento com especialista. O gastroenterologista cuida do sistema digestório — órgãos como boca, esôfago, estômago e fígado, sendo este último o principal afetado pela hepatite C. 

A espera de Maria foi tão grande que ela teve de refazer o requerimento para a consulta seis meses depois, em janeiro de 2017, já que ele tinha vencido. Enquanto conversava com a reportagem, em outubro do ano passado, Maria conseguiu marcar os exames de sangue, urina e fezes para o dia 1 º de novembro. 

Entretanto, a consulta ainda não tinha previsão para ser realizada, e a aposentava vivia com desconforto:

— Tudo que eu comia fazia mal, tinha azia e refluxo com muita frequência Quando a reportagem foi publicada, a prefeitura de Alvorada não tinha uma resposta para dar em relação à demora nos agendamentos. 

Alívio 

A consulta, que foi feita em 12 de outubro, uma semana após a história de Maria ter sido contada pelo Diário Gaúcho, deu esperanças para a aposentada. Na quarta- feira, 24 de janeiro, ela fez sua segunda visita ao gastroenterologista. 

— Ter a minha história publicada deu um empurrão neles (prefeitura). E como me ajudou! Adorei o médico e estou feliz que agora tenho alguém que me auxilia e diz o que preciso fazer. Brinco que o DG foi meu anjo da guarda — agradece Maria. 

*Produção: Leticia Gomes

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias