Notícias



Seu problema é nosso

Prefeitura conclui reparos pluviais depois de quatro anos com alagamentos em bairro de São Leopoldo

A situação foi relatada em dezembro de 2017 no Diário Gaúcho, quando moradores contaram que desde 2014, o entupimento de bueiros e da tubulação fazia com que o local se tornasse um rio nos dias de chuva

23/02/2018 - 09h48min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Chuvas deixavam local inundado

Por quatro anos, a população da Rua Octacílio Bandeira da Silva, no bairro Jardim Phoenix, em São Leopoldo, enfrentou alagamentos intensos. Desde 2014, o entupimento de bueiros e da tubulação fazia com que o local se tornasse um rio nos dias de chuvas fortes. 

Leia mais
Trecho sem pavimentação causa transtornos em via movimentada de Gravataí
Falta de iluminação em estação do Trensurb causa insegurança entre usuários em Canoas
Com asfalto em falta na cidade, buraqueira marca presença nas ruas de Porto Alegre

A situação foi relatada em 13 de dezembro de 2017 no Diário Gaúcho pelo servidor público Tiago Peter Heller, 38 anos. Agora, os moradores da via respiram aliviados, depois de executadas as obras que solucionaram o problema. 

— Foram anos de vários protocolos abertos. Finalmente tivemos um retorno. É um alívio imenso saber que não vamos ter mais que enfrentar os alagamentos — conta Tiago.

Morador do local há 16 anos, o servidor público ficava indignado com a falta de respostas da prefeitura: 

— Por tanto tempo, tivemos que ver as crianças caminhando dentro da água. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG

Uma semana depois de o problema ter sido publicado no DG, Tiago viu a primeira movimentação de agentes da prefeitura. Na época, deram início aos reparos por uma desobstrução dos canos e prometeram a construção de uma nova galeria de esgoto. 

— Cerca de três semanas depois, estavam construindo a galeria. Nunca mais tivemos problemas, mesmo com dias de chuvas intensas — lembra Tiago. 

Em dezembro, a reportagem questionou a prefeitura de São Leopoldo sobre os alagamentos. O órgão informou que o local recebia manutenção periódica, por meio do conserto de caixas de esgoto e da desobstrução de bocas de lobo na extensão da via. 

Conclusão 

Com os reparos pluviais concluídos, agora a preocupação dos moradores do Jardim Phoenix é com a finalização dos serviços de pavimentação da via, que foram iniciados em 2016: 

— A pior parte foi resolvida. Com certeza, sem a reportagem, ainda estaríamos vivendo no meio da água. Para ficar tudo certo, é só finalizar o calçamento. 

Sem previsão para a pavimentação

A prefeitura de São Leopoldo afirmou, em nota, que a obra está licitada e foi realizada parcialmente porque acabou o recurso. O órgão explicou que, no momento, está sem verba e, por isso, sem previsão para retomar os trabalhos. 

*Produção: Leticia Gomes

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias