Notícias



Seu problema é nosso 

Prefeitura não cumpre promessa de conserto e rompimento de rede pluvial compromete muro de casa em Alvorada 

O Diário relatou o problema em fevereiro. Porém, antes disso, desde 2015, a situação da Rua Idalino Guimarães figurou na seção Pede-se Providência. Mesmo assim, nenhum conserto foi feito até hoje

23/04/2018 - 09h33min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Em frente ao muro, na calçada da casa de Solange, um buraco se abriu

No bairro Piratini, em Alvorada, a dona de casa Solange Cabral Nunes, 39 anos, segue vivendo com o drama de uma rede pluvial entupida bem na porta de casa. O rompimento abriu um buraco na calçada que já está comprometendo até a estrutura do muro que cerca a residência dela. 

Leia mais
Buraco no bairro Vila Jardim aumenta após obra do município
Por que as filas do SUS parecem não ter fim
Prefeitura de Alvorada não cumpre promessa de patrolar via e caminhão cai em buraco no local

E o caso não é recente. No dia 14 de fevereiro, o Diário Gaúcho relatou o problema. Porém, antes disso, desde 2015, a situação da Rua Idalino Guimarães figurou algumas vezes também na seção Pede-se Providência. Somando-se os fatos, é possível constatar que o incômodo já dura três anos. 

Na reportagem anterior sobre o problema, no começo deste ano, a Secretaria de Obras de Alvorada se comprometeu em começar a reconstrução do encanamento ainda na mesma semana da publicação. E a conclusão dos reparos estava prevista para a semana seguinte. Só que isso não aconteceu. 

— A equipe da prefeitura veio aqui, ficou um tempo e foi embora. Não fez nada. Depois desse dia, nunca mais apareceu — recorda Solange. 

Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Abertura no passeio já compromete estrutura do muro da residência

Consequências 

O comprometimento da estrutura do muro e da calçada na Rua Idalino Guimarães, causado pela abertura no solo, fez a moradora tomar medidas por conta própria. Recentemente, ela colocou terra no local por medo de o buraco continuar crescendo. A tentativa durou até o temporal seguinte, quando o material foi carregado pela água. 

— Somente o conserto do encanamento da prefeitura vai solucionar a questão — aponta Solange. 

A moradora lida ainda com outro empecilho causado pela obstrução da rede. O temporal que alagou a rua e levou a terra colocada pela dona de casa, há duas semanas, aliado à falta de tubulação para dar vazão à chuva, fez a água invadir a residência dela: 

— É uma tortura. A gente não consegue limpar direito e já alaga de novo.

"Reparos nesta semana" é o novo compromisso 

A prefeitura de Alvorada afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que os trabalhos de manutenção e conserto da rede vão ser realizados até o final desta semana. 

*Produção: Alberi Neto

Leia outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias