Notícias



Seu problema é nosso

Prefeitura de Alvorada não cumpre promessa de patrolar via e caminhão cai em buraco no local

A justificativa da Smov para o não cumprimento do prazo estabelecido na primeira reportagem é falta de uma lâmina da patrola, necessária para realizar os reparos da Rua Valparaiso

11/01/2018 - 09h16min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Acidente previsível: caminhão caiu em via que não foi patrolada

Na semana passada, o Diário Gaúcho mostrou a situação dos moradores da Rua Valparaíso, no bairro São Pedro, em Alvorada, que convivem diariamente com os perigos de transitar por uma via completamente esburacada, tomada por crateras. 

Leia mais
Impasse entre prefeitura e moradores deixa esgoto invadindo residências em Gravataí
Falta de capina em praças impede continuidade de projeto social em Porto Alegre
Lar para moradores de rua precisa de doações para seguir funcionando na Capital

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Obras e Viação prometeu que o patrolamento seria feito até o final da semana, o que não aconteceu. O resultado era de se esperar: nesta segunda-feira, um caminhão caiu em um dos buracos da rua. 

— O pior é que, depois da reportagem, ficamos esperando um contato sobre a promessa de concluir ou pelo menos começar a obra até o final daquela semana. É muito frustrante ver que, dias depois, aconteceu um acidente que poderia ter sido evitado — desabafa Elmiro Oliveira Fernandes, 45 anos, trabalhador da construção civil e morador da região há dez anos. 

A movimentação por conta da queda do caminhão chamou a atenção da vizinhança por volta das 11h. Conforme a esposa de Elmiro, a cozinheira Claire Adriana Ribeiro Machado, 45 anos, que assistiu ao episódio, o veículo só foi retirado quatro horas mais tarde. 

Ela mesma já foi vítima da buraqueira na Valparaíso. Precisou deixar o emprego em uma escola depois de cair e quebrar o tornozelo em três lugares. 

Bocas de lobo 

Segundo Elmiro, o péssimo estado da via — que também já apareceu na coluna Pede- se Providências, do Diário Gaúcho, em agosto de 2017 — é, em parte, decorrência da instalação incorreta de bocas de lobo pela prefeitura: 

— As bocas foram instaladas muito afastadas da rua, quase coladas nos muros das casas. Com o desnível, a água não consegue correr pelos cantos e cair nas bocas de lobo, como deveria, mas vem com força levando toda a terra. 

Smov volta a prever data para reparos 

A Secretaria Municipal de Obras e Viação ( Smov) voltou a dar um prazo para o serviço que não foi realizado. Desta vez, a previsão do órgão para conclusão do patrolamento é entre hoje e amanhã.

A justificativa da Smov para o não cumprimento do prazo estabelecido na primeira reportagem é falta de uma lâmina da patrola, necessária para realizar os reparos da Rua Valparaiso. Em nota, a pasta informou que a peça já foi comprada e que aguarda o recebimento do material. 

*Produção: Leticia Gomes

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias