Notícias



Educação

Furto de fios deixa escola de Viamão novamente sem luz

Escola Estadual Erico Verissimo, que ficou quatro meses sem energia elétrica neste ano, está novamente às escuras, desde o dia 15 de agosto

21/08/2018 - 07h00min


Maria Eugenia Bofill
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Em dias de pouca iluminação, aulas terminam mais cedo

Um furto na fiação elétrica fez os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Erico Verissimo, em Viamão, reviverem desde a semana passada o drama de terem aulas às escuras. A escola de  120 alunos, que já passou quase quatro meses sem luz, no início do ano letivo, tem as suas agruras acompanhadas pelo Diário Gaúcho desde março deste ano. 

A escola funcionou com energia a pleno somente durante 15 dias. Nesta segunda-feira (20), quando a reportagem esteve no local, o primeiro pavilhão da escola, onde ficam a biblioteca, as salas de aula e as salas da diretoria, estava sem iluminação. O espaço restante, onde ficam o refeitório e demais salas da escola, seguia com luz.

Leia também
Secretário de Educação pede desculpas por falta de luz em escola de Viamão
Escola de Viamão funciona há quatro meses sem luz
Após quatro meses às escuras, volta da energia elétrica muda a rotina em escola

Devido ao problema, em dias de chuva, como nesta segunda-feira (20), as aulas têm terminado mais cedo, por volta das 16h. Nos dias ensolarados, seguem normalmente.

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Escola sofreu furto de toda a diação elétrica externa

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), as obras na rede elétrica foram iniciadas no dia 3 de julho. No dia 26 de julho, ainda durante as obras, ocorreu o furto de toda a nova fiação elétrica externa que estava sendo reposta. A empresa responsável pelas obras providenciou cabos provisórios até que a direção da escola formalizasse junto a Seduc o ocorrido, por intermédio da apresentação de Boletim de Ocorrência (BO) junto à Polícia Civil, necessário para aquisição de novo material. 

Esta providência, por parte da direção da escola, só ocorreu no dia 15 de agosto, mesma data em que a empresa, por segurança, precisou retirar os cabos.  Os mesmos, devido à sua condição provisória, apresentaram superaquecimento. De posse do BO, a Seduc providenciou urgentemente o aditivo do contrato com a empresa, finalizado ontem, para o reinício e reposição dos fios já a partir desta terça-feira (21).

Situada na Lomba do Sabão, a Escola Erico Verissimo ficou sem luz de 23 de fevereiro a 1° de agosto. Um choque elétrico que atingiu uma funcionária – que não se feriu – resultou em um problema grave na fiação elétrica da escola, que precisou ser trocada. 

Na primeira semana de aulas, de 26 de fevereiro a 2 de março, o prédio ficou interditado. Mas a direção seguiu com o calendário escolar. A reforma da rede elétrica foi feita pela empresa S. Teixeira Construtora e custou R$ 33 mil ao Estado.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias