Notícias



Seu problema é nosso

Família busca doações para adquirir cadeira adaptada para menino com paralisia, em Gravataí

Prematuro, Bernardo Gomes, três anos, sofreu uma asfixia do cordão umbilical no parto, o que fez com desenvolvesse paralisia cerebral e uma síndrome que causa frequentes crises epilépticas

22/10/2018 - 09h27min


Arquivo Pessoal / Leitor/DG
Bernardo: apenas três anos e 34 internações hospitalares

Já no nascimento, o pequeno Bernardo da Silva Gomes, três anos, enfrentou problemas. Prematuro de seis meses, sofreu no parto uma asfixia do cordão umbilical, o que fez com o bebê tivesse paralisia cerebral (distúrbio congênito de movimentação, na musculatura e na postura) e síndrome de West (doença rara caracterizada por crises epilépticas frequentes). 

Leia  mais
Motorista recorre à Justiça e reconquista CNH sem restrições, em Montenegro
Idosa espera há 86 dias por consulta com oftalmologista, em Porto Alegre
Buracos em calçada da Vila Ipiranga preocupam moradores há meses, na Capital

Agora, para evitar futuros problemas de saúde, precisa de uma cadeira adaptada, que custa R$ 8 mil. Mãe de Bernardo, a operadora de caixa desempregada Simone Nunes, 32 anos, conta que o menino tem luxação no quadril esquerdo — deslocamento dos ossos da articulação da bacia — e se preocupa que o problema apareça no outro lado: 

— Ele precisa ter uma postura correta, e ficar só na cama não vai ajudar. 

Para isso, o pequeno morador de Gravataí precisa da cadeira, vendida pelo nome MobiKids Combo. 

Rotina 

Com o nascimento de Bernardo, a mãe largou o emprego para cuidar do filho em tempo integral, junto com três outros filhos, Marcos, 14 anos, Gabrieli, 13 anos, e Priscila, 10 anos. Hoje, o caçula realiza fisioterapia e terapia ocupacional na Kinder Centro Integração da Criança Especial, uma vez por semana. 

Além da cadeira adaptada, a mãe conta que ele precisa de outros recursos para continuar o tratamento em casa. Entre eles, órtese para posicionamento dos pés e das mãos, que evita deformidades nos tornozelos e nos punhos, talas para manter o alongamento dos membros inferiores e superiores e uma almofada adaptada, para usar entre as pernas após a cirurgia. 

Como o menino não consegue se alimentar pela boca, ele passou por uma cirurgia chamada gastrostomia (em que uma sonda de alimentação é colocada diretamente no estômago, pela pele).

Anjo 

Futuramente, também fará uma cirurgia de alongamento de tendões nos membros inferiores para prevenir luxação de quadril do lado direito. Até o momento, com apenas três anos, Bernardo já passou por 34 internações em hospitais: 

— Passo mais tempo no hospital com ele do que em casa. 

Para Simone, Bernardo é um anjo. 

— Não tenho palavras para definir a nossa relação. Cuido dele com todo o amor do mundo, ele é meu grude. Conheço cada resmungada, cada chorinho — conta. 

Simone brinca que o filho lhe dá alguns sustinhos: 

— Não sei quantas vezes já testou meu coração. 

Saiba como ajudar

— Entre em contato com Simone pelo telefone (51) 98508-4793.
— Faça depósito bancário na Caixa, pela agência 0478, operação 013 e número da conta 00045795-9. 

*Produção: Eduarda Endler 

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso



MAIS SOBRE

Últimas Notícias