Notícias



Hora do mergulho

Depois de atrasos, piscinas públicas de Porto Alegre abrem as portas

Prometidas para 5 de janeiro, as piscinas públicas começaram a funcionar nesta terça-feira. Somente o espaço que existe na Restinga ainda não está aberto para banhos

08/01/2019 - 18h48min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Robinson Estrásulas / Agência RBS
Ceprima abriu as portas pouco depois das 15h30

Faltando dois minutos para as 15h — horário marcado para abertura da piscina do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) — na tarde desta terça-feira (8), a expectativa da gurizada na fila era evidente. Alguns chegaram mais de uma hora antes ao local, que fica no bairro Santa Maria Goretti. Porém, ainda foram necessários mais trinta minutos de paciência para o primeiro mergulho do ano. 

Leia mais
Dicas para garantir segurança e saúde no banho de água salgada ou doce neste verão
Prometida para o dia 5, abertura das piscinas públicas é adiada pela prefeitura
Praias de Porto Alegre são opção para quem não foi ao Litoral Norte

Foi assim, com um pequeno atraso e ainda em clima de últimos ajustes, que a prefeitura abriu as portas de quatros das cinco piscinas públicas de Porto Alegre. No Ceprima, onde a reportagem esteve, até o horário marcado para abertura, a corda que fica no entorno da piscina ainda não havia sido colocada. O cordão é usado para evitar que os banhistas tomem muito impulso para os mergulhos — uma questão de segurança. 

Enquanto ouviam os protestos dos pequenos ao fundo, os cerca de cinco professores e estagiários responsáveis por supervisionar os banhos procuravam uma corda que poderia ser utilizada nas bordas da piscina. O Ceprima também tem uma piscina menor, para as crianças pequenas.

Calor

Pouco depois das 15h30min, a entrada foi liberada. Cerca de 40 pessoas, a maioria crianças, começaram a passar pelos chuveiros do vestiário e correr em direção à água. Foi tibum atrás de tibum. Mergulhos, pontos, todos os estilos de nado possíveis. Nem parecia uma tarde de terça-feira, horário que em muita gente ainda estava no trabalho ou na rua, lidando com os 31,8ºC que assolavam Porto Alegre. 

A gurizada que lotou o Ceprima no primeiro dia de banho de 2019 nem ligou. Guilherme Muriel, 12 anos, foi o primeiro na fila, tendo chegado mais de uma hora antes da abertura. Acompanhado do tio, ele pedalou cerca de quatro quilômetros do bairro Humaitá até o local:

— É o segundo ano que eu venho. É bom demais.

Os amigos Giovane Demétrio, 11 anos, e Willian Silva, 13 anos, já frequentam o local há mais de três anos. Moradores do bairro onde fica a piscina, estavam ansiosos pela reabertura.

— A água é bem geladinha, refresca muito nesse calor — diz Willian.

Robinson Estrásulas / Agência RBS
Gurizada aproveitou a água para se livrar do calor

Por que só em janeiro?

Normalmente, o calor chega antes do verão, lá por dezembro. Mas, para quem fica em Porto Alegre nesta época, o uso das piscinas públicas para se refrescar só é possível depois da virada do ano. Coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (Smdse), Claudio Franzen explica que é difícil abrir os locais antes desta data:

— A prefeitura não tem servidores exclusivos para as piscinas. Então, precisamos esperar as atividades se encerrarem em outros parques e pontos da cidade, para deslocar os professores até estes locais.

Outro fato comum é o atraso no calendário de abertura dos locais. Este ano, a promessa era abrir no dia 5 de janeiro. Depois, adiou-se para ontem, quando somente duas piscinas abririam. Na segunda-feira (7), a prefeitura informou que quatro locais abririam, ficando apenas pendente apenas o espaço do Cecores, no bairro Restinga.

— Acreditamos que até sábado esteja aberta também. A piscina lá demora quatro dias para encher, pois se forçarmos muito, pode faltar água na região — diz Claudio.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias