Notícias



Seu Problema é Nosso

Depois de quase um ano, calçada na Vila Ipiranga, em Porto Alegre, é reformada

O problema foi publicado no Diário Gaúcho no dia 17 de outubro do ano passado, contudo a finalização da obra no passeio ocorreu no dia 9 deste mês

24/01/2019 - 09h36min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Agora, moradores transitam com tranquilidade pelo local

Após publicação de matéria no Diário Gaúcho, em 17 de outubro, moradores puderam voltar a circular na Avenida Benno Mentz, na altura do número 623, bairro Vila Ipiranga, na Capital. Buracos no passeio impossibilitavam a passagem e incomodavam leitores. 

Leia mais  
Em São Jerônimo, banheiros públicos em estado precário incomodam moradores
Socorristas voluntários de Alvorada buscam parcerias para conserto de ambulância  
Escada rolante inoperante prejudica usuários do trensurb na Estação Esteio  

Quem conta é o comerciário Luciano Bauer, 43 anos, que na época era afetado diretamente pelo problema. As aberturas no chão dificultavam a entrada na garagem de casa, além de impor perigo de acidentes à mãe do leitor, a aposentada Helena Bauer, 82 anos. 

— Foram meses de protocolos e tentativas — relata Luciano, referindo-se às reclamações registradas pelo telefone 156. 

Segundo ele, vistorias eram feitas, mas os prazos informados sempre venciam. E os buracos continuavam. O líder comunitário Luiz Morais Passo Fundo, na época, relatava a abertura de diversos protocolos em nome de diferentes moradores para registrar as reclamações. O problema, segundo os leitores, durava quase um ano. 

— Fizeram um baita serviço. O apoio do Diário Gaúcho está sendo fundamental pra resolvermos vários problemas das comunidades, já que contatar o 156 não resolve de saída. O jornal se preocupa com Porto Alegre — relata Luiz. 

Reconstrução 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou que, após vistoria, o problema se revelou complexo. Os buracos cediam em um local bem próximo à uma rede de tubulação pluvial que passava pela calçada. A utilização de uma retroescavadeira seria necessária para reconstrução da rede no local. 

Na data da publicação do Diário, o órgão informou que as obras iniciariam na primeira semana de novembro. No dia 5 daquele mês, uma equipe foi até o local para começar os trabalhos. 

Para finalizar, pedras de basalto 

Após a conclusão da reconstrução da tubulação, Luciano conta que o serviço demorou algum tempo para ser finalizado. Em 12 de novembro, a cobertura de areia foi colocada. Mas restava ainda o calçamento com pedras de basalto. 

A chuva cancelou o trabalho de finalização no dia 7 de janeiro. No entanto, as obras reiniciaram logo após, dia 9, com a colocação do basalto, juntamente com concreto, em todos os buracos. Com isso, enfim, a calçada era devolvida para utilização dos moradores. 

— Gostaria de agradecer o empenho do jornal. Acredito que a publicação impulsionou muito (a resolução do caso) – afirma Luciano. 

Produção: Ásafe Bueno

 Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias