Notícias



Seu Problema é Nosso

Em São Jerônimo, banheiros públicos em estado precário incomodam moradores

Sujeira, mau cheiro e a falta de manutenção dificultam a utilização do espaço 

23/01/2019 - 10h21min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Sem iluminação, população faz uso do local às escuras

As más condições dos banheiros públicos da Praça Julio de Castilhos, localizada na Avenida Ramiro Barcelos, no Centro, em São Jerônimo, vem incomodando os moradores. É o que conta o metalúrgico João Luiz Farias, 59 anos, que utiliza a praça com frequência, para lazer e durante o trabalho. 

Leia mais
Socorristas voluntários de Alvorada buscam parcerias para conserto de ambulância
Escada rolante inoperante prejudica usuários do trensurb na Estação Esteio
Leitora do Diário Gaúcho ganha máquina de costura após ter seu sonho publicado

Sujeira, mau cheiro e a falta de manutenção dificultam a utilização do espaço. As portas dos banheiros e as pias, quebradas, expõem pontas cortantes, pondo em risco o usuário que se aventura em usar o sanitário ou a torneira para lavar as mãos. 

No teto e nas paredes, infiltrações e umidade estão cobertas de rachaduras e musgo. Vidraças quebradas, sanitários sem assento e lajotas retiradas ou quebradas dão uma aparência de abandono ao local. A prefeitura já foi contatada pelos moradores, conta João, em diversas oportunidades. Informações imprecisas marcam os retornos e nenhum serviço foi verificado. 

— Eles (a prefeitura) falaram que não poderiam fazer nada porque, no futuro, iriam desmanchar os banheiros e fazer novos. É uma vergonha — afirma o metalúrgico. 

LeitorDG / Arquivo Pessoal
Sanitários estão pichados e sujos

A praça tem intensa circulação. O local fica em frente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, próximo a bancos, lanchonetes, supermercados, hotéis, e a poucos metros da prefeitura. 

Iluminação 

Além da falta de limpeza, também há pichações nas paredes e não há iluminação. Usuários que frequentam a praça à noite ficam às escuras nos banheiros. João verificou a situação enquanto passeava com seu cachorro. 

— Alguns aproveitam que o local está sujo e picham. A gente expôs as fotos (mostrando a situação dos banheiros) em grupos de redes sociais, reclamamos à prefeitura, e agora passamos pra mídia, para ver se acontece alguma coisa — relata o morador. 

Reforma prevista para este mês 

Procurada pela reportagem, a prefeitura de São Jerônimo informou que as más condições são resultado da ação de vândalos, que depredam os banheiros no período da noite. 

A administração pública garante que o espaço recebe limpeza diária mas, mesmo assim, os banheiros sofrem com falta de manutenção e reforma há 10 anos. O problema, segundo a prefeitura, é oriundo de “outras administrações”. 

O comunicado oficial também informa que falta estrutura no sistema de esgoto, mas que “providências definitivas já estão sendo tomadas”. Entre elas, a instalação de grades para evitar atos de vandalismo, e uma reforma geral, que envolverá “a compra de novos vasos sanitários, troca de azulejos, pintura e reestruturação do sistema de esgoto”. 

Os orçamentos e materiais já estão sendo providenciados e o início das obras está previsto ainda para este mês. Conforme estimativa, até o final de fevereiro a revitalização dos banheiros estará completa. 

 Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias