Notícias



Seu Problema é Nosso

Socorristas voluntários de Alvorada buscam parcerias para conserto de ambulância

O grupo Save é formado por profissionais da saúde e também de outras áreas que auxiliam voluntariamente a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil em resgates e acidentes

22/01/2019 - 10h25min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Atendimentos, como o da foto, não estão sendo feitos

O Serviço de Atendimento Voluntário de Emergência (Save) é um grupo formado por profissionais da saúde e também de outras áreas, em Alvorada, que atuam como socorristas voluntários. Em parceria com Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Samu e Defesa Civil, a equipe, composta por aproximadamente 40 pessoas, auxilia em resgates e acidentes. Além disso, são promovidas campanhas sobre trânsito e saúde e projetos sociais. 

Leia mais
Escada rolante inoperante prejudica usuários do trensurb na Estação Esteio
Leitora do Diário Gaúcho ganha máquina de costura após ter seu sonho publicado   
Falta de guarita na praia de Quintão preocupa veranistas  

Hoje, porém, o grupo passa por dificuldades na realização de atendimentos, pois a ambulância usada nas ocorrências está parada devido a problemas mecânicos. 

— A prioridade do grupo é manter nossa viatura andando. Para isso, temos que terminar a chapeação, conseguir a adesivagem, consertar a caixa de marchas e trocar os pneus — conta técnico em enfermagem e presidente do Save, Fabricio Casales, 30 anos. 

O veículo, que foi doado pela prefeitura em 2011, já passou por diversos reparos, um deles após ter os vidros quebrados e os materiais furtados. Atualmente, o maior problema é o motor. 

— Em função disso, não estamos fazendo plantões. Sem o veículo, fica difícil promover ações — relata a técnica em enfermagem Damaris Silveira de Castro, 22 anos, uma das voluntárias. 

Outros trabalhos 

Segundo Fabricio, o grupo já prestou socorro em outras cidades, como Porto Alegre e Santa Maria. Além disso, eles ajudam em outras situações: 

— Prestamos apoio durante enchentes. No bairro Americana, por exemplo, costumamos dar suporte aos moradores, no resgate de animais e levamos doações. O município é carente do nosso trabalho. 

Fundado em 2010, o Save é uma organização sem fins lucrativos, mantida por meio da realização de cursos. O grupo conta com a contribuição dos voluntários para custear as necessidades do serviço. Sem a ambulância, as ações ficam limitadas aos cursos e às orientações na sede, um espaço cedido no pátio do CTG Campeiros do Sul. Conforme Fabricio, a equipe planeja uma nova base de operações com uma estrutura feita com contêineres. 

— As necessidades do grupo são a viatura estar andando, uma base com estrutura adequada onde os socorristas possam ficar de plantão, materiais para os atendimentos e novos voluntários. Então, atualmente, a gente corre atrás de parcerias — finaliza. 

Como ajudar

/// De acordo com o presidente da Save, a melhor maneira de ajudar o grupo é contribuir diretamente com o conserto da viatura ou com a doação de materiais, sem que haja o repasse de valores. 

/// Informações adicionais sobre outras formas de contribuir ou como ser um voluntário podem ser obtidas pelo telefone (51) 99300- 7717, com Fabricio Casales, ou pelo e-mail savealvorada@gmail.com. 

/// Acompanhe a página do Save no Facebook.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias