Seu Problema é Nosso
Falta de guarita na praia de Quintão preocupa veranistas
Secretário de Planejamento de Palmares do Sul afirma que, ainda nesta semana, será publicado o edital de licitação emergencial para a construção da guarita 214
Veranistas que passam a temporada mais esperada do ano na praia de Quintão, distrito de Palmares do Sul, questionam a falta de uma das guaritas de guarda-vidas. A cuidadora de idosos aposentada Maria Sonia Braga, 65 anos, moradora de Viamão que há mais de 10 anos frequenta a praia, relata que, desde o final de 2017, a guarita 214 não existe.
Leia mais
Moradores de Cidreira enfrentam dificuldades no acesso à praia
Depois de matéria no Diário Gaúcho, menino com paralisia consegue cadeira adaptada Carros invadem espaço de ciclovia e calçada causando transtornos aos moradores, em Novo Hamburgo
— Meu medo é acontecer algo com as crianças, pois as outras guaritas ficam longe — conta a aposentada.
Em busca de respostas, Maria foi até a subprefeitura de Quintão, onde foi informada de que há um projeto para a construção de uma guarita de madeira, mas que não há previsão de quando sairá do papel.
Insegurança
Filha de Maria, a assistente contábil Sonia Mara Pereira, 29 anos, diz que, além da falta de proteção, a movimentação do local foi afetada, já que os novos veranistas passaram a ficar nas proximidades das guaritas 213 e 215.
— A estrutura não estava em bom estado e caiu depois de um temporal. Logo, a prefeitura foi lá e retirou o material. Prometeram a construção de uma nova, mas não para esta temporada — explica a veranista.
Segundo Sônia, os guarda-vidas circulam de uma guarita até a outra para fazer a ronda da área onde falta a 214:
— Se a guarita estava ali, é porque era necessária. A principal preocupação é com a segurança, não podemos esperar por um salva-vidas se ele estiver longe durante um acidente.
Proprietário de uma casa próxima de onde ficava guarita 214, o vendedor Jorge Moreira, 56 anos, conta que já cobrou o poder público com relação à reconstrução da estrutura.
— Nós, moradores, pretendíamos fazer um mutirão para a colocação da guarita, mas isso não foi permitido pela prefeitura por causa do novo padrão — relembra Jorge, que veraneia há mais de 25 anos em Quintão.
Licitação será publicada até amanhã
O secretário de Planejamento, Projetos e Meio Ambiente de Palmares do Sul, Manoel Jober Dias de Souza — que responde pelas demandas de Quintão — garante que, ainda nesta semana, será publicado o edital de licitação emergencial para a contratação de uma empresa que execute a construção da guarita. Segundo ele, na última licitação não houve construtoras interessadas. A prefeitura buscou parcerias com a iniciativa privada, mas também não houve interessados.
— Assim que a empresa for contratada, a guarita fica pronta em menos de uma semana — afirma o secretário.
De acordo com Jober, a guarita seguirá o novo modelo recomendado pelos guarda-vidas.
Produção: Caroline Tidra