Notícias



Seu Problema é Nosso

Depois de matéria no Diário Gaúcho, menino com paralisia consegue cadeira adaptada

A necessidade de Bernardo Gomes, três anos, gerou uma  corrente de solidariedade que reuniu pelo menos 20 doadores e o objetivo foi alcançado no final de novembro de 2018

15/01/2019 - 11h54min

Atualizada em: 29/01/2019 - 09h16min


LeitorDG / Arquivo Pessoal
Equipamento ajuda na postura do menino

O pequeno Bernardo da Silva Gomes, três anos, de Gravataí, enfrenta desafios diários desde cedo. O bebê nasceu prematuro e sofreu complicações no parto que lhe causaram paralisia cerebral e síndrome de West (doença rara caracterizada por crises epilépticas frequentes). Devido a esses problemas, sua musculatura foi afetada, sendo necessário uma cadeira especial para corrigir sua postura. 

Leia mais
Carros invadem espaço de ciclovia e calçada causando transtornos aos moradores, em Novo Hamburgo
Duplicação na zona norte de Porto Alegre é retomada depois de quase dois anos parada
Família de Novo Hamburgo faz campanha em prol de tratamento do filho na Tailândia 

Após publicação do Diário, no dia 22 de outubro, a família dele conseguiu atingir os valores para comprar o equipamento. 

Doadores 

Eram necessários R$ 8 mil para adquirir a cadeira, vendida pelo nome MobiKids Combo. É o que conta a mãe de Bernardo, a operadora de caixa desempregada Simone Nunes, 32 anos. Após uma corrente de solidariedade que reuniu pelo menos 20 doadores, o objetivo foi alcançado ao final de novembro. 

— Foram muitas pessoas (que doaram). Teve uma até de Joinville, em Santa Catarina, que ficou sabendo e ajudou. Gente de Canoas, Porto Alegre e de Gravataí. Os valores variaram, mas houve doações de até R$ 500 — relata. 

Além da paralisia cerebral e da Síndrome de West, o pequeno Bernardo também sofre com uma luxação no lado esquerdo do quadril, deformidades nos tornozelos e punhos e se alimenta por uma sonda diretamente no estômago. 

— Ele fez cirurgia nas perninhas, para corrigir atrofia — conta a mãe, se referindo a procedimento ao qual Bernardo foi submetido, para alongamento de tendões nos membros inferiores. A operação visa prevenir luxação de quadril do lado direito. 

Tendo em vista esta rotina complicada, é necessário, segundo Simone, que o menino mantenha sua postura da melhor maneira possível. Com o auxílio da cadeira especial, o problema de posição pode ser amenizado, relata. 

Agradecidos 

O equipamento foi comprado em uma clínica especializada e já foi ajustado exatamente para acomodar Bernardo da forma mais aconchegante. Cerca de um mês após o pedido, Simone relata a alegria frente à solidariedade do público do DG se materializar na MobiKid. 

— Agradecemos a todos os leitores do Diário Gaúcho que ajudaram de alguma forma. No dia 7 de janeiro pegamos a cadeira e, na quarta-feira (dia 9), fizemos os últimos ajustes. Só uma palavra pode resumir tudo o que foi 2018 para mim e para meus filhos: gratidão. 

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias