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Redução de horários entre Canoas e a Capital deixa passageiros da Vicasa indignados

Alguns trajetos foram cancelados e outros tiveram seus horários reduzidos. Na prática, a grade de horários é alterada diariamente, dificultando a rotina de quem depende do ônibus

25/01/2019 - 11h32min


Jéssica Britto
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Lauro Alves / Agência RBS
Nas redes sociais e nas estações de ônibus, a falta de informações provoca um cruzamento de palpites e boatos

As mudanças anunciadas pela Vicasa, responsável pela linha entre Canoas e Porto Alegre, têm deixado a população indignada. No site da empresa, um aviso diz que, nos sábados e domingos, usuários devem utilizar a Sogal, que realiza o transporte coletivo urbano, em suas integrações, a partir deste final de semana. 

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Alguns trajetos foram cancelados e outros tiveram seus horários reduzidos. Na prática, a grade de horários é alterada diariamente, o que também não tem facilitado a rotina de quem depende do ônibus para se deslocar. Nas redes sociais e nas estações de ônibus, a falta de informações provoca um cruzamento de palpites e boatos. 

A dona de casa, Fernanda Moraes Aguiar, 30 anos, se desloca diariamente de Canoas, no bairro Mathias Velho, até Porto Alegre para ficar com o filho, dois anos, internado no Hospital Santo Antônio. Apesar de viver uma situação temporária, ela ainda não sabe como as mudanças impactarão na rotina, simplesmente por desconhecê-las. 

— O que me disseram na fila do ônibus é que não terá mais o integração. Vou tentar usar como de costume, olhar o site da empresa. Mas, se não tiver, vou ter que pegar o trem, que eu nem sei bem como funciona — lamentou. 

O gasto também é uma preocupação de Fernanda. 

— Com o ônibus, já sei o valor. Se tiver que pegar o ônibus mais o metrô quanto vou gastar? — completa. 

Lauro Alves / Agência RBS
Fernanda está confusa diante da falta de informações sobre as mudanças nos ônibus

Sem esclarecimento 

Proprietário de uma banca do Terminal Conceição, de onde partem os ônibus em direção a Canoas, Alexandre Garcia, 42 anos, acompanha as dúvidas da população. 

— O que eu vejo é que muitos usuários têm dúvida, mas têm muitos que ainda nem sabem que vai mudar. 

No terminal, fiscais ainda não dispõem da tabela nova de horários e pouco sabem para poder informar aos que perguntam. Enquanto isso, o instalador hidráulico de 44 anos, Laercio Camargo, do bairro Industrial, especula alternativas para se deslocar de uma cidade a outra. 

— Eu trabalho de segunda a sexta- feira, pouco uso nos finais de semana. Mas, se precisar, vou ter que optar pelo trem ou pelo carro — explicou. 

Redução na circulação dos ônibus da Vicasa entre Canoas e a Capital aos finais de semana gera dúvidas e indignação dos passageiros. 

Mudança motivada por reclamações 

Serviço será reduzido De acordo com o chefe do departamento de transportes metropolitano da Metroplan, que regula o serviço, Danilo Landó, as mudanças fazem parte de uma reestruturação operacional, após inúmeras reclamações sobre os serviços prestados pela Vicasa e também pela diminuição de passageiros. 

Landó diz que a Metroplan vem autuando a concessionária há meses, exigindo melhorias no atendimento, e chegou acioná-la extrajudicialmente. O acordo com a empresa foi mudar os horários e suprir a demanda com os ônibus da Sogal. 

— Estamos avaliando o atendimento, os fiscais estão acompanhando e os ajustes sendo feitos continuamente. Algumas linhas não tiveram alterações, mas a população precisa estar atenta. Esperamos que, mesmo que haja menos horários, o cumprimento deles seja mais fiel — informou. 

Ainda conforme o órgão, o passageiro metropolitano que usar a integração da Sogal com metrô não terá prejuízo financeiro: seguirá pagando R$ 7,60. 

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