Notícias



Seu Problema é Nosso

Esgoto invade pátio de moradora da Vila Nova, em Porto Alegre

Problemas como este são rotina em vários pontos da Capital. No caso de Silvana, a água suja se aproxima de sua residência, pois se encontra abaixo do nível da rua

06/02/2019 - 10h00min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Na rua, vazamento fica evidente

Há pelo menos 40 dias, a assistente de recursos humanos Silvana Pereira Domingues, 40 anos, tem sua paciência testada devido a um bueiro entupido na rua onde mora, a Benoni Brizolla, na altura do número 145, bairro Vila Nova, na Capital. Problemas como este são rotina em vários pontos da cidade. O caso de Silvana, no entanto, tem um detalhe: a água suja invade seu pátio, quase chegando à entrada da residência. 

Leia mais
Banda comunitária de Viamão precisa de instrumentos novos
Idosa aguarda por transferência há dois meses, em Porto Alegre
Areia da praia invade casa de aposentada em Balneário Pinhal    

— É um cheiro horrível de esgoto na frente das casas. E ninguém resolve nada. Cinco equipes já vieram olhar e não consertaram nada, ainda. Olham e vão embora, é assim —conta a moradora. 

Localizada em uma rua inclinada, a boca de lobo entupida extravasa o líquido sujo e exala o odor de esgoto por parte da extensão da rua. A casa de Silvana, que se encontra abaixo do nível da via, é afetada diretamente, acumulando o esgoto que transborda com a ação da gravidade, lomba abaixo. 

Rompimento 

Segundo ela, o problema se deve a uma tubulação rompida nas proximidades do bueiro. A umidade, com os dejetos e o calor, criou uma cobertura escorregadia junto à calçada, por onde o esgoto passa. 

— Está criando um limo, já. Há circulação de pessoas, o que pode ocasionar um acidente. Eu liguei para o 156 várias vezes, e a atendente me passou que está aguardando a programação para realização do serviço desde o dia 17 de dezembro de 2018 — explica a leitora. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
A umidade do vazamento também aparece na casa de Silvana

Atualização no sistema de solicitação de serviços, registrada no protocolo número 3272771813, na manhã de segunda-feira, citava nova data para execução da obra — ainda no mesmo dia. Imagens enviadas pela leitora mostram que uma equipe foi deslocada para lá. No entanto, o conserto ainda não foi efetivado. 

Silvana relata que, diariamente, verifica o andamento de sua solicitação e que não houve registro das equipes que foram avaliar o problema. O musgo que surgiu na rua, segundo a leitora, já produziu uma vítima: no ano passado, conta a assistente de RH, uma idosa teve uma fratura no pé ao escorregar na umidade. 

Previsão de conserto para esta semana 

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informou que, após vistoria das Equipes de Coordenação de Águas Pluviais (CAP), foi constatado o problema que causa o entupimento. No local, há um poço de visita obstruído devido à grande quantidade de lixo acumulada ali. Descartado de forma irregular, o dejeto ficou depositado na tubulação. 

Segundo a SMSUrb, a previsão é de que a rede seja desentupida com o auxílio de um caminhão hidrojato ainda nesta semana. 

O órgão também faz um apelo para que a população ajude a evitar que ocorram problemas semelhantes, “ não descartando lixo de forma irregular nas vias, ação esta que pode causar ou potencializar problemas nas redes pluviais”. 

Produção: Ásafe Bueno

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias