Notícias



Seu Problema é Nosso

Areia da praia invade casa de aposentada em Balneário Pinhal

Ignácia Martins Carneiro, 80 anos, veraneia há mais de 20 anos no Litoral Norte e, agora, se preocupa com o acúmulo de areia nos fundos de sua residência

01/02/2019 - 09h00min

Atualizada em: 01/02/2019 - 09h02min


Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Nos fundos da residência, areia quase ultrapassa o muro

Aos 80 anos, a aposentada Ignácia Martins Carneiro esperava ter tranquilidade ao veranear na sua casa, em Balneário Pinhal. Mas a situação do local gera preocupação na moradora de Guaíba, que há mais de 20 anos passa o verão no Litoral Norte. É que a areia das dunas se acumula nos fundos da residência, que fica entre a Rua Avaí e a Travessa Trinta e Três, e chega a invadir o local. 

Leia mais
Cratera na calçada atrapalha rotina de morador da zona norte, em Porto Alegre   
Contêineres deixados em via pública geram transtorno no bairro Guajuviras, em Canoas  Falta de manutenção em praça causa incômodo em moradores do bairro Porto Verde, em Alvorada

A aposentada relata que o problema é antigo e, em outras oportunidades, foi amenizado. 

— Já enfrentei a mesma situação em 2004. Depois de buscar providências por meio do Ministério Público, a prefeitura retirou a areia. Mas, agora, dizem que a área é de preservação ambiental — conta Ignácia. 

A veranista ressalta que seu imóvel fica em uma via pública que conta com calçamento e acesso para pessoas com deficiência. 

— Pago IPTU todos os anos, tenho tudo registrado corretamente. Precisamos que a areia seja retirada, pois vai acabar entrando em nossas casas. No caso da minha vizinha, a areia já está na altura das janelas — explica. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Cachorros acessam o telhado da garagem pelo monte de areia

Preocupação 

Todos os dias, a aposentada precisa lidar com os transtornos causados pelo excesso de areia. Além de ter de varrer sua varanda, Ignácia teme invasões: 

— Cachorros acessam o telhado da minha garagem, pois sobem pelo monte de areia, que já encosta no muro. Mas corro o risco de ter a casa invadida, se alguém entrar por ali. 

Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal
Retirar a areia a varanda é atividade diária

Prefeitura promete remover o excesso 

A prefeitura de Balneário Pinhal afirma que o local é uma Área de Preservação Permanente (APP) onde encontra-se o cordão de dunas. Para atuar, o órgão precisa de autorização da  Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)

Procurada, a Fepam confirmou que as dunas não podem ser retiradas. Porém, afirmou que a análise de situações isoladas está prevista no Plano de Manejo de Conflitos de Urbanização, Campos Arenosos e Dunas. Balneário Pinhal possui este plano, válido até 2023.

De acordo com a fundação, áreas similares à casa de Ignácia podem ser controladas com ações como a instalação de esteiras de contenção e plantio de vegetação nativa. A Fepam aponta que a responsabilidade por estas ações é da prefeitura. 

Uma equipe técnica fará a remoção da areia que invade a casa de Ignácia em alguns dias. A data, porém, não foi informada pela administração pública. 

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias