Notícias



Seu Problema é Nosso

No IPTU de Gravataí, rua é asfaltada, mas moradores provam o contrário

Nos documentos de registro de imóveis, a Rua São Paulo, no bairro São Luiz, consta que é asfaltada, contudo aguarda pavimentação completa há pelo menos 19 anos

14/02/2019 - 10h00min

Atualizada em: 14/02/2019 - 10h10min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Moradores reclamam principalmente da poeira

A Rua São Paulo, no bairro São Luiz, em Gravataí, aguarda pavimentação completa há pelo menos 19 anos. Constando em documentos de registro de imóveis como se estivesse totalmente asfaltada, moradores reclamam que os valores pagos pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não foram investidos na melhoria da rua. 

Leia mais
Servidores de Canoas terão de sair de imóveis pertencentes ao município
Falta de bateria para cadeira de rodas dificulta locomoção de morador de Porto Alegre
Ruas sem luz causam medo em moradores de Porto Alegre   

Além disso, o tráfego da via lança poeira nas residências. Organizados, os vizinhos buscaram uma solução através de protocolos de reclamação e abaixo-assinados. Não resolveu. 

O técnico em mecânica Daniel Follmann, 34 anos, lida com a poeira desde 2002, quando foi morar no bairro. Ele conta que, um ano antes de sua chegada, recursos para o asfaltamento já haviam sido direcionados por meio do Orçamento Participativo (OP). 

— Só que o asfalto vai até um ponto. A maior parte é areia — critica. 

Condomínio 

Em novembro de 2018, os moradores fizeram um abaixo-assinado para pedir à prefeitura uma posição sobre o destino da rua. Entre eles, estava Daniel. Os reclamantes afirmam que saíram da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) com a promessa de uma resolução do caso ainda em janeiro de 2019. No entanto, isso não ocorreu. 

O eletricista Leandro Kras, 30 anos, mora na Rua São Paulo desde 2014. Com o crescimento do bairro, como a construção de um condomínio residencial de oito prédios, na altura do número 800, o fluxo de carros contribuiu para aumentar o problema com a poeira. 

Leandro e o técnico em mecânica Leonardo Moreira, 34 anos, afirmam que, em documentos de registro de seus imóveis, como o do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), no caso de Leonardo, a via consta pavimentada. 

Mateus Bruxel / Agencia RBS
Leandro: remédio para o filho

Leandro, pai do pequeno Leo Kras, três anos, que sofre de asma, questiona: 

— Há vizinhos com crianças pequenas, assim como eu. Uma criança normal já sente a poeira, imagina uma que tenha rinite? 

Previsão de obras até o ano que vem 

Arquivo Pessoal / spn,rua são paulo,Arquivo Pessoal
IPTU de Daniel mostra asfalto

A Smop informou que “nenhum abaixo-assinado ou pedido de moradores para a pavimentação da Rua São Paulo foi entregue à pasta nos últimos anos”. A previsão do órgão é de que 250 metros de faixa sejam pavimentados entre este ano e 2020, “conforme o Plano de Infraestrutura, Asfaltamento e Recapeamento de Vias”, diz nota enviada pela secretaria. E que não há taxa adicional na cobrança de IPTU referente à via ser ou não pavimentada. 

Produção: Ásafe Bueno 

 Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso   



MAIS SOBRE

Últimas Notícias