Notícias



Corações apaixonados

Clube dos Corações Solitários une brasileiro e cubana

Airton Antônio Hoffmann, 53 anos, de Parobé, conheceu Yusmailin Guerra Elias, 34 anos, de Bayamo, em Cuba, através da seção do Diário Gaúcho. No início do mês, o casal se casou 

12/04/2019 - 10h00min

Atualizada em: 12/04/2019 - 10h57min


Leitor DG / Arquivo Pessoal
Papéis assinados em cartório de Bayamo, em Cuba

Uma história de amor que cruzou fronteiras. Foi por meio do Clube dos Corações Solitários, do Diário Gaúcho, que Airton Antônio Hoffmann, 53 anos, de Parobé, conheceu Yusmailin Guerra Elias, 34 anos, de Bayamo, província de Granma, em Cuba. Depois de sete anos de muitas cartas, ligações e viagens, no dia 3 de abril, os apaixonados se casaram. 

Leia mais
Obra inacabada atrapalha rotina de moradores e comerciários na Restinga Nova, em Porto Alegre
Falta de medicamentos fornecidos pelo Estado prejudica aposentado, em Cidreira
Terreno da prefeitura ao lado de posto de saúde é usado para descarte irregular de lixo, em Alvorada  

Cerca de 6 mil quilômetros separavam o casal. Airton, que é artista plástico, se encantou com a publicação sobre a professora de matemática Yusmailin. Ela teve seu perfil divulgado no dia 22 de agosto de 2011. 

— Quando li a descrição dela, logo enviei uma carta com a intenção de encontrá-la e de conhecer a cultura de Cuba. Mas a gente foi trocando cartas e fotos. Demorava de 20 a 30 dias para chegar a correspondência — relata Airton. 

O contato por meio de cartas durou alguns anos, até que o casal se distanciou por um período. No começo de 2017, quando Yusmailin conseguiu ter acesso à internet, a comunicação foi facilitada. 

Relacionamento sério 

— Começamos a conversar pelas redes sociais e por vídeos. Em novembro de 2017, eu viajei pela primeira vez para Cuba. Quando cheguei à capital, Havana, me senti totalmente perdido, pois não falava quase nada em espanhol. Enfrentei mais 757 quilômetros até chegar à cidade dela — relembra o artista plástico. 

Mesmo com tantas diferenças culturais, o casal teve afinidade desde o início. Segundo Airton, os cubanos são muito carinhosos, e a família de Yusmailin o recebeu muito bem. Ele voltou a Cuba mais uma vez, em maio de 2018, permanecendo por 30 dias. E, agora, na terceira viagem dele até lá, ocorreu a oficialização do casamento: 

— Não estava nos meus planos que acontecesse algo assim na minha vida, mas, graças ao Diário Gaúcho, a conheci. 

Yusmailin, em um breve comentário, resume: 

— O casamento foi muito legal, tudo certo. Estou muito feliz! 

Carta para o DG 

De acordo com Airton, Yusmailin descobriu a seção do DG por intermédio de uma vizinha, que conhece um brasileiro, de Porto Alegre

— É muito comum cubanos se corresponderem com pessoas de outros países. Essa vizinha passou o endereço do jornal e também mandou o perfil dela — destaca. 

Casal planeja morar no Brasil

A cerimônia ocorreu em um cartório de Bayamo. Airton teve de fazer a tradução juramentada de seus documentos para o espanhol. 

— Na próxima segunda-feira, com a certidão de casamento em mãos, vamos até Havana, na Embaixada do Brasil, legalizar o casamento. Eu volto no dia 24 para o Brasil, mas ela vai ter que passar por outras burocracias. Agora, não vai ter problema, ela vai conseguir viajar — torce. 

A intenção deles é morar no Brasil. Atualmente, Yusmailin mora com a mãe e com a filha, de 11 anos. Contudo, o primeiro plano é que ela venha sozinha para o Brasil. 

Para participar do Clube dos Corações Solitários:

/// Escreva para Clube dos Corações Solitários, Diário Gaúcho, Avenida Ipiranga, 1075, CEP 90169-900. 

/// Pode ser também pelo e-mail para atendimento@diariogaucho.com.br

/// Atenção: é obrigatório enviar um telefone de contato para confirmação dos dados do leitor. 

///  Engatou namoro por meio da coluna? Conta pra gente: (51) 3218-1654.

Produção: Caroline Tidra 



MAIS SOBRE

Últimas Notícias