Notícias



Lá em casa

Cris Silva mostra dicas de especialistas para ajudar as crianças a dormir melhor

Esta é a segunda parte do papo com profissionais que trabalham "salvando" papais da maratona diária de fazer os filhos dormirem tranquilos

26/04/2019 - 07h00min


Pixabay / Divulgação
Quanto tempo de sono eles precisam? O que ajuda? O que atrapalha?

Fiquei devendo para vocês a segunda parte do meu papo com profissionais que trabalham "salvando" papais da maratona diária de fazer os filhos dormirem tranquilos. Já falamos sobre os mais novinhos e, as dicas, as dicas são para os mais grandinhos. Confere aí!

Leia mais
Cris Silva mostra dicas de especialista para ajudar os bebês a dormir melhor
Cris Silva: "A felicidade plena e real é uma raridade"
Cris Silva: o que fazer quando seu filho perde o bichinho de pelúcia favorito

Quanto tempo de sono eles precisam? O que ajuda? O que atrapalha? A Fatima Novello é consultora do sono e orienta os pais sobre como facilitar o processo. 

— Por volta de dois anos, a criança precisa de 11 a 14 horas de sono em um período de 24 horas. Mas a gente sabe que cada uma tem uma necessidade diferente. É a partir desta idade que elas começam a desenvolver os medos noturnos e, por causa disso, resistem na hora de ir para cama — conta Fátima, que dá exemplos:

— Eles criam desculpas para dormir, querem tomar água, dá fome, querem ir ao banheiro... O segredo é se antecipar e resolver essas "desculpas" antes que ela peça. E atenção: é preciso ser firme e não ceder, ou este comportamento tende a se repetir.

Confira outras dicas da especialista:

— A Associação Brasileira de Pediatria recomenda que toda criança faça um sono diurno pelo menos até os cinco anos de idade. Mas, como a criança está na fase escolar, fica mais difícil. 

— Essas sonecas durante o dia são reguladoras e são capazes de garantir uma noite de sono tranquila.

— Quando a criança dorme, ela restaura as capacidades físicas e cognitivas. É através do sono que as crianças armazenam o que aprenderam durante o dia. 

— Os benefícios do sono são inúmeros: reduz o estresse, deixa a criança num estado de alerta, previne a obesidade, aumenta o metabolismo.

— Em contrapartida, um sono que não está sendo reparador pode complicar o desenvolvimento da criança. Ela pode, por exemplo, ter dificuldade de absorver informações.

— A gente sabe mas não custa reforçar: os eletrônicos dificultam muito a chegada do sono. Estudos mostram que a luz azul da tela da TV inibe a produção de melatonina, hormônio que faz a gente sentir sono. O ideal é encerrar o uso desses equipamentos uma hora antes de dormir.

Junte & Ganhe

Já sabem da novidade? É a Coleção Bela Família, do Junte & Ganhe do Diário Gaúcho, composta por nove peças em cerâmica: uma boleira, quatro pratos de bolo e quatro canecas. Na hora da troca, você pode optar pela coleção amarela ou pela coleção marrom. O primeiro selo sai no dia 4 de maio! Não perca!

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias