Notícias



Caranga & Cia

Grupo de mulheres faz curso para ampliar conhecimentos sobre mecânica e trânsito

Oficina foi oferecida pela EPTC, em Porto Alegre, e deve ter nova edição em maio

18/04/2019 - 07h00min

Atualizada em: 18/04/2019 - 07h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS
Próxima edição da oficina está programada para maio

Pelo terceiro ano consecutivo, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reservou uma manhã do ano para falar sobre mecânica de automóveis e noções de trânsito. Entretanto, o público desta aula era somente um: mulheres. 

A 3ª edição do curso Mulheres em Foco reuniu cerca de 40 participantes na sede da EPTC, no bairro Azenha. O sucesso foi tão grande que uma nova turma será aberta, com o curso sendo realizado em maio – o dia ainda será definido. 

Leia outras notícias do Diário Gaúcho

As informações sobre como se inscrever nos eventos são publicadas no site e nas redes sociais da EPTC (facebook.com/eptc.poa e twitter.com/EPTC_POA). Aliás, foi por este canal da companhia que a diretora administrativa Daniela Tomé, 40 anos, descobriu o curso de mecânica ministrado no último dia 10. Ela costuma acompanhar as publicações da EPTC no Facebook e já participou de outras oficinas ministradas pelos agentes.

– São aulas sempre muito boas, com informações que realmente ajudam a melhorar nossa consciência no trânsito – cita Daniela.

Para ela, as noções de mecânica automotiva repassadas no curso foram um grande apanhado de novidades, informações das quais ela ainda não tinha conhecimento. 

– Aprendi muito aqui – comemora.

Omar Freitas / Agencia RBS
Motoristas tiveram a oportunidade de aprender mais sobre os veículos

Sucesso

A ideia do curso surgiu em 2017, durante as comemorações do Dia da Mulher. Segundo a agente de trânsito Luciana Farias Pereira, com o sucesso da primeira ação, o tema se repetiu nos anos posteriores. Além de ser uma das idealizadoras, Luciana integra a Comissão de Educação da empresa pública, responsável pelo projeto EPTC Educa.

– Além deste curso direcionado às mulheres, o EPTC Educa tem intenção de apresentar, ao menos, um curso por mês que seja aberto ao público – projeta Luciana. 

Leia também
10 dicas para uma viagem tranquila de carro
Aniversário do Diário Gaúcho: há 19 anos, jornal é companhia inseparável dos leitores no transporte público
Táxis com acessibilidade: com apenas 54 carros em Porto Alegre, serviço é criticado

Empoderamento

A agente explica que, além de temas como funcionamento do motor, informações sobre troca de óleo, suspensão, pneus e outros itens dos automóveis, o curso busca mostrar como a mulher pode ser “empoderada enquanto participante do trânsito”.

– Ensinamos aquilo que ajuda a não nos passarem para trás na hora de levar o carro na oficina, mas também falamos sobre questões mais amplas, como a violência contra a mulher, por exemplo – acrescenta Luciana.

Contra o preconceito, conhecimento

Desde 2015, Rosângela Guerra, 39 anos, trabalha como motorista de aplicativo. A paixão dela por dirigir e também por questões de mecânica automotiva lhe motivam a procurar diversos cursos sobre o tema. Foi assim que encontrou o da EPTC. Sua vontade é entrar em algum curso profissionalizante, onde poderia conquistar uma certificação. Entretanto, o trauma da última vez em que tentou, há cinco anos, ainda não lhe deu coragem para tal:

– Não permitiram minha inscrição, disseram que eu tinha as unhas muito grandes para fazer o curso. Hoje, quem sabe, as coisas estejam diferentes. Pretendo tentar de novo, em breve.

Omar Freitas / Agencia RBS
Rosângela quer continuar estudando

Além do preconceito enfrentado na busca pelo conhecimento na área que aprecia, Rosângela também diz que alguns colegas também fazem brincadeiras de mau gosto em relação aos cursos que ela faz na EPTC.

– Dizem que eu venho aqui por que meu carro foi guinchado, por exemplo – conta ela. 

Mesmo assim, a paixão pelos carros é maior, e a inscrição nos próximos cursos disponibilizados pela companhia já está sendo providenciada por Rosângela.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias