Projeto que recicla materiais escolares usados precisa de doações, em Porto Alegre - Notícias

Vers?o mobile

 
 

Seu Problema é Nosso08/04/2019 | 09h37Atualizada em 09/04/2019 | 11h42

Projeto que recicla materiais escolares usados precisa de doações, em Porto Alegre

As oficinas do projeto Passarte ocorrem na Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada (AAAPIP).  Para as atividades, o grupo precisa de material escolar ou de escritório, de costura, livros em geral, papel, papelão, revista, jornal, banner e tecido

Projeto que recicla materiais escolares usados precisa de doações, em Porto Alegre Omar Freitas/Agencia RBS
Participantes do projeto montam cadernos Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Cadernos, livros, lápis, canetas, mochilas, estojos, entre outros materiais, os quais são geralmente descartados depois de usados, podem ter um destino diferente e recompensador. O projeto Passarte arrecada materiais escolares e de escritório que iriam para o lixo e os reforma, por meio de processos gráficos e de costura. Idealizado em Caxias do Sul, em 2012, o projeto também está sendo desenvolvido com crianças e adolescentes na Ilha da Pintada, em Porto Alegre

Leia mais
Orquestra obtém financiamento para continuar projeto com crianças de Porto Alegre
Moradora de Novo Hamburgo espera há um ano pelo salário-maternidade
Avenida Gildo de Freitas, em Viamão, tem obra de pavimentação deixada pela metade  

Todas as quintas e sextas-feiras, um dos idealizadores do Passarte, Filipe Binotti Pessoa, 20 anos, ministra as oficinas na Associação dos Amigos, Artesão e Pescadores da Ilha da Pintada (AAAPIP) para 40 crianças. Com apenas dois meses de atividades na Capital, a iniciativa necessita de doações para as oficinas. 

— Sem os materiais, as crianças não têm como reformar. Por isso, precisamos de itens que podem estar novos ou usados, limpos ou sujos, inteiros ou rasgados. Pode ser material escolar ou de escritório, de costura, livros em geral, papel, papelão, revista, jornal, banner e tecido. Tudo o que não for mais utilizado — explica Filipe. 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 04/04/2019:  Coordenador do projeto, Filipe Binotti Pessoa -  O projeto Passarte arrecada e reforma materiais escolares e de escritório usados através de processos gráficos e de costura. A ação visa a doação dos materiais para crianças carentes e escolas públicas. Com apenas dois meses de atividades em Porto Alegre, o projeto necessita de doações de materiais em papel para reforçar a produção e reforma. (Foto: Omar Freitas / Agência RBS)
Filipe Binotti Pessoa, 20 anos, é um dos idealizadores do projeto e ministra as oficinasFoto: Omar Freitas / Agencia RBS

Bibliotecas 

O objetivo do Passarte é entregar os materiais reformados para públicos carentes e escolas. Os itens que não podem ser restaurados são vendidos na reciclagem para custear outras ações, ou são deixados em bibliotecas. 

— Os alunos ficam ansiosos para ver os materiais prontos. Eles fazem as montagens dos cadernos com folhas, capas e espirais. O resultado fica como se fosse novo. Mochilas e estojos também são reformados, costurados e reaproveitados — conta o idealizador. 

A AAAPIP foi fundada em 1989, com o objetivo de trabalhar com crianças, adolescentes e famílias carentes. Atualmente, atende 120 crianças das ilhas do bairro Arquipélago no turno oposto ao das aulas. 

— Temos diversas oficinas: informática, literatura, esportes e, agora, reciclagem de materiais. As crianças adoraram! Estamos montando kits completos para elas, com mochila, lápis, caderno e estojo — conta a coordenadora da entidade, Carla Cabral, 50 anos. 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 04/04/2019:  O projeto Passarte arrecada e reforma materiais escolares e de escritório usados através de processos gráficos e de costura. A ação visa a doação dos materiais para crianças carentes e escolas públicas. Com apenas dois meses de atividades em Porto Alegre, o projeto necessita de doações de materiais em papel para reforçar a produção e reforma. (Foto: Omar Freitas / Agência RBS)
Para as oficinas continuarem, o projeto precisa da doação de materiais usadosFoto: Omar Freitas / Agencia RBS

 Você pode ajudar: doe material escolar usado

Confira, abaixo, os pontos de coleta do Passarte na Região Metropolitana. Não é feita a coleta em residências. As doações podem ser combinadas por ligação ou pelo WhatsApp.

/// Associação de Amigos, Artesão e Pescadores de Ilha da Pintada (AAAPIP): Avenida Presidente Vargas, 660, bairro Arquipélago, Porto Alegre. Telefones: (51) 3211-6156 e (51) 98603-0666, com Carla

/// Comunidade de Aprendizagem Karuna: Avenida Inconfidência, 740, Centro, Canoas. Telefone: (51) 99993-8347, com Matheus

/// Acompanhe a ONG Passarte pelo Instagram, ou pela página do Facebook.

/// Outras formas de contribuir com a iniciativa podem ser esclarecidas pelo telefone (54) 98446-2765, com Filipe.

Produção: Caroline Tidra

Leia outras notícias da seção Seu Problema é Nosso 


 
 
 
 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros