Notícias



Transporte público

Após reclamações, linhas municipais sofrem alterações em Alvorada

A prefeitura e empresa VAL, que opera as linhas municipais, avaliaram as reclamações dos usuários sobre o novo sistema e, a partir de hoje, algumas mudanças já entram em prática

21/05/2019 - 17h59min

Atualizada em: 26/09/2019 - 17h16min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Trabalhos para aperfeiçoamento dos trajetos seguem durante os primeiros 90 dias de funcionamento do novo modelo

A remodelação implantada pela Viação Alvorada (VAL) no sistema de transporte municipal de Alvorada, na Região Metropolitana, continua. Diante da insatisfação dos usuários com as alterações promovidas há uma semana, a VAL e a prefeitura fizeram as primeiras adequações nas novas linhas criadas pela empresa. A partir desta quarta-feira (22), seis trajetos operam com alterações, principalmente, nos itinerários. 

Leia mais
Passageiros relatam confusão após mudança em linhas de Alvorada
Após mobilização, prefeitura desiste de mudanças nos ônibus de Cachoeirinha
Há 15 anos em obras, prédio da Câmara de Alvorada  já custou mais de R$ 1 milhão

Na segunda-feira (20), o Diário Gaúcho no Busão mostrou como a mudança radical — que extinguiu as sete linhas e criou 11 novos itinerários, em sua maioria circulares — estava deixando passageiros perdidos nas paradas e gerando insatisfação com a necessidade de pegar dois ônibus. Além disso, os usuários alegaram que as novas tabelas horárias estavam com menos viagens disponíveis.

A VAL confirmou as reduções nos horários. Conforme nota da empresa, as mudanças ocorreram em função da queda de passageiros. A justificativa para que as linhas circulares sejam priorizadas é "atender melhor onde realmente a população precisa de ônibus". 

Itinerário

A partir desta quarta, as linhas que passam por alteração são a C101H, C102H, C102, C106, C201, C206. VAL e prefeitura afirmaram que a necessidade de mudanças era prevista. A administração municipal diz que os trabalhos para aperfeiçoar os trajetos seguem durante os primeiros 90 dias de funcionamento do modelo.

Entenda o que muda em cada linha

— A linha C101H (São Pedro/Ferrari/Parada 43 via Hospital), após passar pelo Hospital de Alvorada, seguia pela Avenida Maringá saindo na parada 51. Agora, a linha entra na Rua Ipiranga e Bandeirantes, saindo na parada 47. Assim, os usuários das 47, 48, 49 e 50 não terão mais que caminhar até a parada 50.

— A linha C102H (Figueira/Nova Alvorada/Salomé/Parada 43 via Hospital) terá a mesma alteração da linha C101H, passando pelo hospital e depois pela Rua Ipiranga e Bandeirantes, saindo na parada 47. 

— A linha C102 (Figueira/Salomé/Parada 43 via Nova Alvorada) terá acréscimos de horários, beneficiando o bairro Nova Alvorada.

— A linha C106 (11 de Abril/Parada 43), também terá acréscimos de horários, beneficiando os bairros Nova Americana e Tupã.

— A linha C201 (Stella/Parada 43/Hospital), entrava na Rua Roberto de Souza Feijó, ao lado do Camelódromo. Agora, o ônibus seguirá até a Avenida Maringá, indo em direção ao Hospital de Alvorada. Com isso, serão atendidas as paradas 48, 49 e 50.

— A linha C206 (Porto Verde) terá seu itinerário alterado no bairro Porto Verde e também após a passagem Hospital de Alvorada pela Avenida Maringá. O ônibus seguirá até o fim da Maringá, saindo na parada 50 da Avenida Presidente Vargas. Anteriormente, a saída era na região das paradas 47 e 46.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias