Notícias



Educação

Comunidade promove abraço em defesa do ensino médio e técnico de escola municipal

Prefeitura de Porto Alegre anunciou que não abrirá matrículas a partir do ano que vem nas escolas Liberato Salzano Vieira da Cunha e Emílio Meyer, as únicas da rede municipal a oferecem as modalidades 

22/05/2019 - 15h32min

Atualizada em: 22/05/2019 - 16h21min


Jéssica Britto
jessica.britto@diariogaucho.com.br
Enviar E-mail


Félix Zucco / Agencia RBS
Nesta quarta, pouco antes do início das aulas do turno da tarde, moradores fizeram manifestação

Pais, alunos e professores da Escola Municipal Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, no bairro Sarandi, zona norte da Capital, promoveram um abraço na instituição em defesa do Ensino Médio e Técnico, na tarde desta quarta. Este mês, a prefeitura comunicou que não aceitará novas matrículas para o Ensino Médio e o único curso técnico, em Administração, a partir do que ano que vem. 

A prefeitura alega que a oferta desta etapa da educação básica é atribuição constitucional do governo do Estado. Além disso, o objetivo da mudança seria a melhor organização administrativa e pedagógica. Os alunos que ainda estão matriculados no Ensino Médio e Técnico têm garantida a conclusão do curso, mas novos não serão aceitos. O mesmo acontecerá com a outra escola municipal a oferecer a modalidade, a Emílio Meyer, localizada no Medianeira.

 — Nós buscamos uma educação de qualidade, porém, no Ensino Médio não podemos investir, fazer concurso ou contratar professores porque os recursos que dispomos para o financiamento público da educação são exclusivos para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Essa oferta está entrando em risco e queremos uma transição de forma planejada, para que as famílias não sejam surpreendidas no futuro com uma estrutura que não teremos como sustentar — explicou o secretário municipal de Educação, Adriano de Brito, destacando ainda que a Smed está aberta a compartilhar o espaço da Liberato com parceiros, prática que já ocorreu na escola anteriormente. 

Leia mais
Porto Alegre não terá mais Ensino Médio e Técnicos na rede municipal
Idosa precisa de doações após ter sofrido acidente doméstico, em Porto Alegre
Governo explica como está suprindo afastamento de professores na rede estadual

Apoiador do movimento pró-Liberato, o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve presente no ato. A diretora-geral Luciane Pereira da Silva destacou a importância da instituição para os porto-alegrenses.

— É a única escola do bairro a oferecer Ensino Médio noturno e Técnico. A Secretaria fala em responsabilidade do Estado, mas essa é uma responsabilidade compartilhada — disse.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que não haverá alterações na Educação Infantil, Fundamental, EJA e Magistério. E que a ideia é ampliar o número de vagas do Magistério e EJA para 2020.

Defesas

Félix Zucco / Agencia RBS
Comunidade está mobilizada contra o fechamento de turmas

A dona de casa Cintia Viviane Silveira, 31 anos, formada no curso técnico em 2017, e mãe de dois alunos, de 13 e oito anos, defende a permanência dos cursos na escola.

— Meu filho está no 8º ano, logo ingressará no Ensino Médio. Aqui é perto de casa e, por mais que seja à noite, é mais seguro, pois posso acompanhá-lo. Preferimos que ele tenha a manhã livre para outras atividades — argumentou a mãe.

Vó de uma aluna do 2º ano do Ensino Fundamental e mãe de outra do curso de Administração, Sandra Lacerda, 58 anos, reclamou da falta de interesse dos governo em investir em educação.

— Vamos lutar e não vamos deixar isso acontecer. É preciso investir em educação, não fechar turmas — defendeu.

Na próxima segunda, 27, a Câmara de Vereadores irá prestar uma homenagem à escola pelo aniversário de 65 anos, comemorado neste mês.

Leia outras notícias do Diário Gaúcho



MAIS SOBRE

Últimas Notícias